Coluna > Coluna semanal

Estímulo ao empreendedorismo de jovens no Paraná

Parceira do Sesi desde 2003, Junior Achievement desenvolve programas para despertar o espírito empreendedor em alunos de escolas públicas e privadas

Nunca se falou tanto em empreendedorismo. Entusiasmar jovens que começam a conhecer o mercado de trabalho é um dos caminhos para descobrir novas lideranças e estimular a criação de novos produtos e serviços.

Esse cenário já é uma realidade para a Junior Achievement há bastante tempo. Hoje presente em 120 países, a instituição sem fins lucrativos foi criada em 1919 e mantém o foco em ações educacionais. Há quase 100 anos, o papel da Junior Achievement é despertar o espírito empreendedor ainda na escola, ampliar o desenvolvimento pessoal e proporcionar uma visão clara do mundo dos negócios.

Há 35 anos no Brasil, a Junior Achievement atua em 26 estados e no Distrito Federal. Já são mais de 4 milhões de alunos, de instituições públicas e privadas, que participaram dos seus programas. A metodologia é baseada em cinco pilares: empreendedorismo, inovação e tecnologia, sustentabilidade, preparação para o mercado de trabalho e educação financeira.

Ensinando na prática

Buscando complementar o currículo escolar, materiais educativos lúdicos e com foco no “aprender fazendo” foram desenvolvidos por meio de parcerias com instituições educacionais como a Harvard. Os Programas “Vantagens de Permanecer na Escola”, “Vamos Falar de Ética”, “Economia Pessoal”, “Aprender a Empreender no Meio Ambiente” e “Minha Ideia de Negócio” são alguns dos exemplos das atividades desenvolvidas.

Para colocar em prática suas ações, a Junior Achievement envolve estudantes, professores, voluntários e empresas. Alunos do ensino fundamental e médio são o público alvo dos programas, que participam de atividades teóricas e práticas que favorecem o seu ingresso no mundo corporativo. As instituições de ensino, por sua vez, alinham os programas às disciplinas de modo a complementar o currículo escolar. Os voluntários, corporativos ou independentes, são responsáveis por aplicar os programas e as empresas participam na avaliação das ações para que estejam de acordo com as necessidades de mercado e investem em um movimento que beneficia jovens de todo o Estado.

Parceria

O Sesi no Paraná, que oferece serviços de educação, empreendedorismo e liderança, acredita que esta metodologia é importante na formação dos jovens. Desta forma, é um dos mantenedores da Junior Achievement no Estado desde o ano de 2003. O objetivo da parceria é incentivá-los a se tornarem líderes e protagonistas do futuro, de forma que estimule a responsabilidade e a capacidade de autodesenvolvimento.

About Author