Editorias Fiep > Sustentabilidade

Sistema Fiep e Cifal Curitiba participam de encontro em Genebra e Zurique

Evento reuniu representantes do Unitar para definir estratégias de atuação em 2018

Entre os dias 15 e 17 de novembro, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, o superintendente do Sesi e IEL, e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares, e a coordenadora do Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) Paraná, Priscila da Paz Vieira, participaram em Genebra do XIV Encontro Anual dos Diretores da Rede Cifal.

O encontro reuniu representantes do Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar) e da Rede Cifal do Brasil, Argentina, Equador, El Salvador, México, Bélgica, China, Filipinas, Coreia, Espanha, África do Sul, Estados Unidos e Suíça.  Os três dias do evento foram dedicados à avaliação das atividades realizadas pela Rede Cifal e à definição das estratégias de atuação para 2018.

Em 2017 a Rede Cifal foi responsável pela capacitação de 24.521 oficiais de governos, representantes do setor privado e líderes da sociedade civil nas diversas atividades promovidas pelos centros Cifal. Foram ainda implementados 239 treinamentos e eventos de sensibilização relacionados a uma variedade de tópicos nas áreas de governança urbana e planejamento, desenvolvimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental.

Também colocou ênfase esse ano em atividades voltadas para sensibilizar sobre a Agenda 2030 para Desenvolvimento Sustentável, incluindo seus 17 Objetivos. Somente em 2017, 79 eventos de sensibilização sobre a Agenda 2030 e os ODS foram organizados pelos Centros Cifal em todo o mundo.

A Fiep e o Sesi no Paraná mantêm parceria, desde 2009, com o Unitar. Esse acordo garante o funcionamento das atividades propostas pelo Cifal Curitiba, que compõe a Rede Cifal – constituída por 16 centros localizados em todos os continentes.

O Cifal Curitiba tem por missão desenvolver programas de capacitação e promover cooperações técnicas que contribuam para o desenvolvimento sustentável. Promove e estimula ainda a transformação das localidades com ações de qualificação de alto nível.

Em parceria com a Fiep, o Cifal Curitiba realizou 50 ações de capacitação nos últimos dez meses. Entre elas, destacam-se o Road Show, na área da Segurança Viária, junto a instituições de ensino; as Rodadas de Compliance em todas as regiões do estado; palestras sobre Educação para as Ciências; e a Agenda Mundial de Desenvolvimento, com os Ciclos de Estudos sobre os ODS, realizados em Curitiba e Guarapuava, mas disseminados pelo país com transmissão por videoconferência.