Fiep organiza caminhada pelo fim da violência contra a mulher

Iniciativa é das Faculdades da Indústria, Senai e Colégio Sesi de São José dos Pinhais

No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher. Para dar visibilidade à data, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio das Faculdades da Indústria, IEL, Senai e Colégio Sesi Afonso Pena, promove uma caminhada no próximo sábado (25) em São José dos Pinhais. O evento pelo fim da violência contra a mulher conta com o apoio da Prefeitura de São José dos Pinhais, Associação Comercial e Industrial, Nutrimental e Rotary Clube Afonso Pena.

A caminhada está marcada para às 10h da manhã partindo da Portaria 2 do Campus da Faculdade da Indústria no bairro Afonso Pena, que fica na Rua Carlos Hambrusch s/n. Além de alunos e professores do Sistema Fiep, o evento também contará com a participação de colaboradores de indústrias da região. A ação é aberta a comunidade.

Dados da violência contra a mulher

– A cada 7,2 segundos uma mulher é vítima de violência física;

– Uma em cada três mulheres sofreu algum tipo de violência no último ano;

– O Brasil registra um estupro a cada 11 minutos;

– O número de mulheres mortas no país é 48 vezes maior do que os números do Reino Unido;

– O Paraná registra um caso de violência física ou moral a cada 24 minutos;

– Os casos de feminicídio no estado aumentaram 15% de 2003 a 2013;

– De acordo com o último Mapa da Violência sobre homicídios de mulheres no Brasil, entre as capitais do Sul, Curitiba é a que mais registra mortes de mulheres. Os casos aumentaram em 7,8% de 2003 a 2013.

Casos de violência contra a mulher podem ser denunciados pelo número 180 ou pelo Disque 100. As denúncias são encaminhadas para as Delegacias de Defesa da Mulher ou as Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher.