Fab Lab da Indústria oferece curso na área de Fabricação Digital

Laboratório foi selecionado pelo MIT para a capacitação que está com inscrições abertas

O laboratório Fab Lab da Indústria, instalado na Cidade Industrial de Curitiba agora é um dos três do Brasil a oferecer o programa Fab Academy do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, sigla em inglês). Com isso, o Fab Lab, que é um espaço que coloca em prática conceitos da indústria 4.0, a partir da criação de protótipos e soluções inovadoras, vai oferecer em 2018 uma capacitação que ensina os princípios e aplicações da Fabricação Digital.

A capacitação começa em janeiro e terá a duração de seis meses. As aulas são semanais e ministradas em inglês, transmitidas diretamente do MIT. “Cada aula aborda um tema ou metodologia diferente sobre fabricação digital e prototipagem, em que o instrutor e a equipe local facilitam as atividades práticas durante o restante dos dias”, explica o coordenador do Fab Lab, Edson Lopes Vander.

De acordo com ele, a capacitação vai permitir que os alunos tenham currículos prontos para o mercado de trabalho. “O aluno terá a certificação internacional de uma das mais respeitadas instituições de tecnologia do mundo, podendo atuar em diversas empresas e, até mesmo, em outros Fab Labs”, reforça.

Os estudantes vão trabalhar em projetos semanais, usando equipamentos e máquinas do laboratório, aplicando imediatamente todos os conceitos transmitidos durante as aulas dos professores do MIT.

No Fab Lab, os alunos vão trabalhar com equipamentos para montagens de peças encaixáveis, impressora e scanners de tecnologia 3D que, segundo um levantamento recente da consultoria IDC Brasil, vai movimentar quase 35 bilhões de dólares até 2020. Além disso, os alunos vão conhecer outras máquinas para a fabricação de peças tridimensionais e de grandes portes.

Para participar

A capacitação é destinada a alunos de nível médio e superior, que já tenham ou não contato com processos de fabricação digital e prototipagem. As aulas, no entanto, vão ser niveladas conforme o nível técnico podendo ser de dedicação integral ou parcial. Como as aulas e os materiais são em inglês, é preciso que o candidato tenha compreensão oral e escrita da língua.

As inscrições podem ser feitas no site http://fabacademy.org/application-form/ e passam pela avaliação de uma equipe do Fab Academy. O pagamento é feito diretamente à Fab Foundation.