Institucional > FIEP

Fiep promove workshops para orientar contadores sobre novo cálculo do ICMS

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) inicia nesta quinta-feira (1º de fevereiro) uma rodada de workshops para orientar os participantes sobre as atualizações do Simples Nacional e a nova fórmula de cálculo do ICMS. As novas regras oneram a maioria das indústrias, que terão que assumir mais um custo com a elevação do tributo em até 20%.  As mudanças foram estabelecidas pela Lei Complementar 155/2016 (resolução 135,136 e 137/2017) e pelo decreto estadual 8.660/2018, com vigência a partir de 1º de janeiro de 2018.

“A decisão é inconsequente”, afirma o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, lembrando que a Federação, durante a tramitação da proposta na Assembleia Legislativa, no fim do ano passado, posicionou-se contrária à medida e alertou o governo para o impacto que o decreto causaria. “Infelizmente, não fomos ouvidos”, diz. Com a decisão tomada, a Fiep passa a orientar os industriais, gestores e executivos das indústrias para que a medida seja cumprida, evitando passivos judiciais. De acordo com estimativa do Núcleo Tributário da Fiep, cerca de 120 mil empresas paranaenses de todos os setores sofrerão impacto com a medida, podendo ter o ICMS elevado em até 20%. Só no setor industrial a medida atinge diretamente 29.280 empresas.

O presidente da Fiep fará a abertura do primeiro workshop nesta quinta-feira (01/02), no Campus da Indústria, em Curitiba, às 8h30. Os demais workshops acontecem em Ponta Grossa (02/02), Londrina e Maringá (05/02), Cascavel (07/02), Francisco Beltrão e Pato Branco (08/02) e Guarapuava (16/02).  Os eventos são dirigidos a contadores, advogados, analistas e assistentes fiscais, auditores, empresários, gestores de indústrias e demais interessados no tema. Os eventos terão palestra do economista especialista em Direito Tributário e consultor da Fiep, Nikolas Duarte Rosa.

About Author