Sistema Fiep certifica 42 MPE’s no Projeto Gestão Sustentável

Em solenidade realizada no Campus da Indústria, micro e pequenas empresas foram premiadas pela participação no projeto

Quarenta e duas micro e pequenas empresas (MPE´s) paranaenses foram certificadas pelo projeto Gestão Sustentável. Oferecido pelo Sistema Fiep, o projeto ajuda MPE´s a executarem ações para melhorar sua eficiência e desempenho nos negócios, aumentando a própria capacidade competitiva. O plano de atuação é traçado a partir de uma consultoria oferecida pelo Sistema Fiep, que mapeia áreas como tecnologia e inovação, gestão, segurança e saúde no trabalho, e meio ambiente. A entrega dos certificados foi realizada no Campus da Indústria, em Curitiba.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, ressaltou a importância de continuarmos acreditando no futuro das indústrias do Paraná. “2018 é um ano crucial para o Paraná e para o Brasil. Precisamos trabalhar cada vez mais com seriedade e comprometimento, levando serviços e consultorias para indústrias, fomentando o crescimento de micro e pequenas empresas”, explicou.
O superintendente do Sesi/IEL no Paraná e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares, também ressaltou que o trabalho do Sistema Fiep vai além do planejamento estratégico. “Trazemos soluções práticas para a indústria que, quando implantadas, resultam em maior produtividade”. Representando o Departamento Nacional do Sesi, Fabio da Costa Gomes, disse que apesar da finalização dessa etapa do projeto, a parceria do Sesi com esses empresários continua. “Ficamos à disposição, via departamento regional no Paraná, para contribuir na superação dos desafios, fortalecendo cada vez mais essa cadeia produtiva”, finalizou.

Resultados
Nesta segunda edição, desenvolvida desde setembro de 2016, foram 42 MPE’s participantes, envolvendo quatro sindicatos e 1.077 trabalhadores. Entre os resultados estão a sustentabilidade mais presente; a construção de um processo de treinamento e desenvolvimento para colaboradores, criando um elo entre o que a empresa necessita e o que o mercado solicita; a educação como principal insumo para inovação industrial; a implantação de práticas na segurança e saúde, visando a vida saudável, evitando doença e afastamentos; e ainda a percepção da comunidade do entorno e o impacto gerado.
Segundo Chrystian Teodoro Scanferia, proprietário de uma das empresas participantes, a Arandu Sistemas, de Londrina, a consultoria ajudou a melhorar a produtividade. “Investimos no ambiente de trabalho, na saúde do colaborador e, consequentemente, conseguimos melhores resultados para nossa empresa”, explica. A próxima edição do projeto já está em andamento e tem conclusão prevista para novembro de 2018.

Confira as 42 empresas certificadas no Projeto Gestão Sustentável
Representantes das empresas participantes do Sinfor-PR
Arandu Sistemas Ltda ME
CDS Informática Ltda
Consystem Consultoria e Sistemas Ltda
Forlogic Software Ltda
Gelt Tecnologia e Sistemas Ltda
Guenka Desenvolvimento de Software Ltda
Infoecia Software Ltda
Leanwork Tecnologia Ltda -EPP
Mystra Tecnologia Ltda
Módulos Recap Software Ltda – ME
Veltec Soluções Tecnológicas S.A

Representantes das empresas participantes do Sindimadmov -Francisco Beltrão
Bom Lar Estofados Ltda.
Comelli e Cia Ltda.
Darmovel Indústria de Móveis Ltda.
Francisco Smaniotto – EPP
Laris Indústria e Comércio Móveis Ltda
Luiz Carlos Postal e Cia Ltda.
Movelmar Indústria de Móveis Ltda.
Portabelly Indústria e Comércio de Portas Ltda.
Sergio Dacheri
Silvio Ribas e Cia

Representantes das empresas participantes do Sigep-PR
Bag Rosa Indústria Gráfica e Editora Ltda
Cidade Clima Indústria, Comércio e Importação de Matéria Prima Ltda
Copygraf Gráfica e Editora Ltda
Delta Industria e Comércio de Etiquetas Ltda
Exklusiva Gráfica e Editora
Gráfica MB Ltda
Hellograf Artes Gráficas Ltda
Lisegraff Gráfica e Editora Ltda
Mérito Brindes Gráfica e Editora Ltda
Personalize Papéis Ltda

Representantes das empresas participantes do Sinpacel-PR
Artpack Embalagens Ltda
Boqueirão Distribuidora de Papéis Ltda
Cartosul Fabricação de Artefatos de Papelão Eirelli EPP
Ecoplan S/A
Estilo Papéis Ltda
Induspel Embalagens Ltda
Indústria Papeleira Cidade Clima
JB Indústria e Comércio de Adesivos Eireli EPP
Markimpel Indústria e Comércio de Embalagens Ltda
Qualifilme Embalagens Ltda-ME
Tecnochoat Artefatos de Papel Ltda.

Confira as fotos aqui.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. As Faculdades da Indústria têm se firmado como organização que contribui para o desenvolvimento das indústrias e o desenvolvimento da sociedade. Sistema Fiep, nosso i é de indústria.

 

About Author