Coluna > Coluna semanal

Curitiba sedia Torneio Nacional de Robótica

É a primeira vez que a competição, que reúne estudantes de todo o país, acontece fora de Brasília

Curitiba será a sede da etapa nacional da sexta edição do Torneio de Robótica First Lego League (FLL). É a primeira vez que a competição, que reúne estudantes de todo o país, acontece fora de Brasília. O evento será realizado entre os dias 16 e 18 de março, no Campus da Indústria do Sistema Fiep.

A partir de um desafio que muda a cada temporada e é válido para todos os torneios FLL organizados ao redor do mundo, a competição estimula que jovens com idades entre 9 e 16 anos criem um projeto que prevê a programação de robôs. Mais do que isso, incentiva o trabalho em equipe, a criação e a colaboração entre os participantes.

O desafio deste ano está relacionado à água (Hydro Dynamics): as equipes de estudantes terão que apresentar soluções para questões que apontem como e onde encontrar o produto, seu transporte, uso e reaproveitamento.

Para a competição, foram mobilizados 110 juízes, 85 equipes e uma média de 850 estudantes, de 25 estados do país. A expectativa é que o Campus da Indústria receba, ainda, aproximadamente 600 visitantes nos três dias de torneio.

Parceria
Desde 2013, o Sesi, que integra o Sistema Indústria, é o operador oficial do Torneio Nacional de Robótica First Lego League no Brasil, em parceria com a instituição norte-americana First e o Grupo Lego, da Dinamarca. A Lego Education traz a experiência de utilizar os blocos da Lego e outros dispositivos para criar situações nas quais os alunos precisam desenvolver habilidades de programação, além de despertar neles o interesse em ciência, matemática, engenharia, arte e tecnologia.

A rede Sesi de ensino apresenta, em sua grade curricular, a disciplina de Oficinas Tecnológicas, em que todos os estudantes do Ensino Médio são desafiados a aprender com base em programação e montagem de robôs. A partir da disciplina, os alunos conseguem ter uma visão de estudo que vai muito além da sala de aula.

Embora a competição possa ser usada no ambiente escolar, não foi projetada exclusivamente com esse propósito. Mas, certamente, a robótica como recurso da aprendizagem ajuda a promover a transformação digital nas escolas.

Visite a competição
A etapa nacional do torneio FLL é aberta ao público. Confira os detalhes:

Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico
Horários: 16/03 – das 14h às 18h
17/03 – das 9h às 18h
18/03 – das 9h às 12h

Para mais informações sobre o Torneio de Robótica e sobre o Colégio Sesi no Paraná, acesse: www.sesipr.com.br/colegiosesi

About Author