Notícias > Artigos

Senai 75 anos: trajetória exemplar e olhar para o futuro

Presidente do Sistema Fiep fala sobre o aniversário da instituição no Paraná, comemorado neste 12 de março

Senai se volta cada vez mais ao apoio técnico e tecnológico das indústrias (Foto: Gelson Bampi)

Por Edson Campagnolo

O Senai completa, neste 12 de março, 75 anos de atuação no Paraná. Uma data emblemática, que serve para relembrar tudo o que essa instituição já fez pelo setor industrial e pela gente de nosso Estado. Mais do que isso, serve para reforçar o ponto de inflexão pelo qual o Senai vem passado, cada vez mais preparado para apoiar a indústria do futuro.

Em sua essência, o Senai surgiu para capacitar e qualificar trabalhadores para a indústria. Ao longo dessas sete décadas e meia, cumpriu seu papel com maestria, influenciando positivamente não apenas o crescimento econômico, mas tendo grande impacto no desenvolvimento social do Paraná.

Isso porque, ao possibilitar que seus alunos aprendam uma profissão e conquistem o mercado de trabalho, transforma a vida de milhares de famílias. Para conhecer de perto a diferença que o Senai faz para essas pessoas, basta acompanhar a formatura de uma turma de qualquer de seus cursos. São dezenas ou centenas de jovens recebendo seus certificados, mas o que mais emociona é ver a alegria e satisfação de seus familiares, porque não há nada mais importante para uma mãe ou um pai que seu filho tenha uma profissão, que tenha um ganha-pão. Assim, a vida se multiplica, e o Senai participa.

Não bastasse esse papel já mais do que conhecido, a grande velocidade da evolução tecnológica dos últimos anos tem feito com que o Senai promova um grande e bem-sucedido esforço para acompanha-la. Isso graças a investimentos feitos em sua estrutura e à força de seu corpo técnico. Fatores que vêm transformando o Senai em referência também quando o assunto é apoio técnico e tecnológico às empresas, além de indutor da inovação no setor industrial.

Com esse movimento, o Senai demonstra estar comprometido em alcançar seu principal resultado, que é tornar a indústria paranaense cada vez mais competitiva no cenário nacional e global. Que a trajetória exemplar do Senai nesses 75 anos de atuação inspire toda a sociedade paranaense a buscar novos e promissores caminhos rumo ao futuro.

Edson Campagnolo
Presidente do Sistema Fiep

About Author