Coluna > Coluna semanal

Empregabilidade a um clique

Para facilitar ainda mais o acesso ao ensino profissionalizante, Sistema Fiep oferece cursos técnicos semipresenciais

Com uma demanda cada vez maior por profissionais especialistas, a indústria tem movimentado o mercado de trabalho. Quem busca capacitação para atuar no setor industrial tem a oportunidade de inserção mais rápida neste cenário, com remunerações bastante atrativas. Isso porque funções especializadas, que exigem conhecimentos específicos, são cada vez mais comuns e a demanda pela mão de obra só cresce.

Em 2016 o Senai divulgou uma ampla pesquisa denominada Mapa do Trabalho Industrial 2017-2020, que apontou ocupações industriais nos níveis técnico, superior e de qualificação que, de acordo com a tendência de mercado, terão demanda durante esse período. Segundo o estudo, as áreas mais demandadas por técnicos no Paraná serão: Meio Ambiente e Produção, Metalmecânica, Energia, Tecnologias de Informação e Construção.

Semipresenciais
Acompanhando de perto esse movimento, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferta cursos técnicos alinhados às demandas de mercado em suas 45 unidades fixas. Para facilitar ainda mais o acesso ao ensino profissionalizante, oferece também cursos técnicos semipresenciais.

Nas áreas de alimentos, automação industrial, edificações, mecânica, eletromecânica, mecatrônica e manutenção automotiva, os cursos semipresenciais unem a comodidade do ensino a distância, já que 80% das aulas são realizadas via internet, com a aprendizagem prática característica dos cursos técnicos do Senai no Paraná. A cada 15 dias há um encontro presencial, focado no desenvolvimento de atividades práticas e na resolução de problemas comuns ao dia a dia das indústrias.

Matrículas abertas
Além da flexibilidade, que permite que os alunos realizem as tarefas e absorvam os conteúdos no seu tempo e ritmo, no local que julgarem mais apropriado – os estudantes recebem um login e uma senha para acesso a todas as aulas online, com os conteúdos e as atividades que deverão desenvolver ao longo do curso, seja ele de um ano e meio ou dois anos –, outra vantagem dos cursos semipresenciais é o custo menor.

O Senai no Paraná está com matrículas abertas para sete cursos semipresenciais com, no máximo, dois anos de duração. São mais de mil vagas em 18 unidades distribuídas em 14 cidades do Estado. Ao final dos cursos, o aluno recebe um diploma de profissional técnico da instituição que é referência em educação para o trabalho e para a indústria. Para realizar a matrícula, os interessados devem apresentar a documentação necessária na unidade onde serão realizadas as aulas presenciais.

Como escolher um curso técnico semipresencial

  1. Avalie o seu perfil
    Liste as atividades das quais gosta, seus pontos fortes e fracos.
  1. Pesquise os cursos
    Saiba quais são os disponíveis nas áreas de seu interesse para escolher aquele com o qual você se identifica melhor.
  1. Analise o mercado
    Avalie o mercado de trabalho na área com a qual você se identifica.
  1. Inscreva-se!
    O edital com a lista de documentos para inscrição, bem como outras informações, está disponível em senaipr.org.br/cursos-tecnicos.

About Author