Sistema Fiep, por meio do Sesi, oferece cursos para Educação de Jovens e Adultos

EJA é a oportunidade para quem quer concluir os estudos e conquistar a certificação de ensino fundamental e médio

Segundo um estudo recente do IBGE, metade dos brasileiros só tem o ensino fundamental e não frequentou a escola além dessa etapa. Buscando suprir a escolarização regular, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferece cursos de educação básica para Jovens e Adultos (EJA). O programa é feito na modalidade a distância (EAD), e é voltado para quem não concluiu os estudos.

Qualquer pessoa pode participar, sendo que trabalhadores da indústria e seus dependentes têm a mensalidade gratuita. Interessados podem entrar em contato com a unidade do Sesi mais próxima e mais informações podem ser encontradas em www.sesipr.com.br/eja.

De acordo com a coordenadora da gerência de Educação Básica e Continuada do Sesi no Paraná, Jacielle Ribeiro, a EJA é uma oportunidade para esses jovens e adultos construírem e resgatarem uma cidadania. “Percebemos mudanças nítidas nos alunos. Além do ensino básico, também desenvolvemos valores pessoais e profissionais, mostrando que eles são capazes de avançar na educação, resultando na melhora da autoestima deles”, explica.

Atualmente cursando EJA, Marcio Lima de Sousa, de 40 anos, parou de estudar no Ensino Médio, quando jovem. Por meio da iniciativa, ele viu um sonho antigo se tornar realidade, que era de saber mais sobre aulas de português. “Minha esposa começou a participar das aulas, por meio da indústria onde ela trabalhava. Como o programa se estende gratuitamente para os familiares, logo fiz minha inscrição para participar das aulas também. Há anos queria voltar a estudar, só não tinha recursos para isso. Com essa oportunidade, dou meu primeiro passo para realizar, no futuro, outras qualificações, como um curso técnico, por exemplo”, explica.

Modalidade a distância

Nesse modelo, o aluno estuda em casa e nos horários que preferir. Ele conclui os estudos a distância (pela internet), participando de encontros presenciais apenas uma vez por semana. Mediante a aprovação, a duração do curso pode ser de um ano e meio (Ensino Médio) e dois anos (Ensino Fundamental).

Há datas disponíveis para início das aulas da EJA durante o ano todo e é possível eliminar as disciplinas já cursadas e concluídas. Ao final, é dado um certificado de conclusão de curso, reconhecido pela Secretaria de Estado da Educação. Essa certificação pode ser uma porta para a realização de vestibulares, cursos técnicos e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), facilitando o ingresso no ensino superior.

Interessados podem encontrar mais informações na unidade do Sesi mais próxima ou no site www.sesipr.com.br/eja.