Sistema Fiep lança livro sobre desafios para o meio ambiente urbano e industrial

Livro foi lançado durante evento que reúne especialistas de todo o mundo

Em celebração aos dez anos do Programa de Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial do Senai no Paraná, em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade de Stuttgart, na Alemanha, foi lançado nesta terça-feira (3), o livro “Meio Ambiente Urbano e Industrial – Desafios, Tecnologias e Soluções. O livro reúne artigos de alunos do programa de mestrado que, desde 2015, possui diplomação dupla: tanto pela UFPR como pela instituição da Alemanha.

O lançamento ocorreu durante a abertura do 3º Simpósio Brasil-Alemanha, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba, até quinta-feira (5). De acordo com a docente do programa, Karen Juliana do Amaral, a publicação ajuda a consolidar o programa. “Este é o terceiro livro com pesquisas de estudantes que participaram do mestrado e que colaboram no desenvolvimento de soluções que aliam práticas sustentáveis e o desenvolvimento do setor industrial”, contou. Segundo ela, por se tratar de uma parceria entre dois países, o material é um intercâmbio de práticas, tecnologias e soluções.

Para o presidente do Sistema Fiep,  Edson Campagnolo, no contexto da globalização as parcerias entre instituições são essenciais. “É muito importante essa aproximação entre as instituições de ensino, os cientistas e o setor produtivo, principalmente o industrial. Quando o assunto é meio ambiente, essas parcerias são ainda mais valorosas, pois todos têm um papel relevante e uma contribuição a ser dada”, refletiu.

O reitor da UFPR, Ricardo Marcelo Fonseca, concordou com a opinião do presidente e falou sobre a importância de programas internacionais. “Este é um passo necessário para caminhar em direção ao futuro e todos os setores saem ganhando. Hoje as universidades públicas brasileiras passam por um momento delicado e essas alianças reforçam o espaço de diálogo e parcerias”, disse.

A versão on-line do livro está disponível no site do Programa de Mestrado (http://www.prppg.ufpr.br/site/ppgmaui/) .

Mestrado

 Lançado em 2008 pelo Senai no Paraná, o programa de Mestrado em Meio Ambiente Urbano e Industrial tem três vertentes de internacionalização: no primeiro, os alunos podem optar por fazer um curso técnico de duas semanas na Alemanha, quando participam de visitas em instalações industriais, minicursos e passeios culturais;  a segunda modalidade é a de mestrado sanduíche, no qual o aluno faz oito meses do mestrado na Alemanha; por último, existe a possibilidade de ter a dupla diplomação pela UFPR e a Universidade de Stuttgart, cursando um ano do programa no Brasil e o outro na Alemanha. Nos dois últimos casos, os estudantes precisam passar por uma banca avaliadora e os selecionados ganham bolsa do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico.

Para realizar as pesquisas e aulas em laboratório, os alunos utilizam as instalações da unidade do Senai da Cidade Industrial de Curitiba, que também abriga o Instituto Senai de Meio Ambiente e Química.

A seleção de projetos para a próxima turma acontece na próxima semana e as etapas podem ser acompanhadas pelo site do programa.

O Simpósio

 O evento realizado de 3 a 5 de abril em Curitiba reúne especialistas do Brasil e do mundo e nesta terceira edição tem como tema Qualidade do Ar: Gestão e Monitoramento. Durante os três dias de Simpósio, os participantes poderão participar de palestras, minicursos e apresentações de trabalhos desenvolvidos na área.

Na quinta-feira (5) pela manhã, foi apresentado um painel específico sobre a qualidade do ar em Curitiba nos últimos anos.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.