Sistema Fiep lança programa inovador de ginástica laboral online para empresas

Além de aulas semipresenciais, o Movimente-se+ usa tecnologias interativas para incentivar prática de exercícios

Comum em muitas empresas, as aulas de ginástica laboral com pequenas pausas durante o expediente trazem bons resultados tanto para a saúde, quanto para a produtividade. De acordo com dados do Ministério do Trabalho, no ano passado foram concedidos mais de 200 mil pedidos de afastamento das atividades profissionais em decorrência de problemas relacionados a LER (Lesão por esforço repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), ocasionadas quando uma pessoa fica na mesma posição por várias horas.

Com o objetivo de inovar nos programas de promoção da saúde através de tecnologias interativas, e também de reduzir despesas com a saúde do trabalhador, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, lançou o Movimente-se+, um programa de ginástica laboral com aulas semipresenciais e online, que utiliza jogos de videogame para estimular os colaboradores.

Pelo programa, os trabalhadores têm aulas diárias (de no máximo 15 minutos) de ginástica laboral. Para isso, a empresa precisa ter um espaço disponível para a atividade, pois o professor passa os exercícios de maneira remota em tempo real, que acontecem ao vivo. No Movimente-se+, 75% das aulas são online e o restante com a presença do professor na empresa para acompanhar as atividades dos alunos.

“Outro diferencial está na utilização de um jogo, com sensor de movimentos que é instalado na sede da empresa. São séries de exercícios de no máximo cinco minutos, que estimulam o interesse pelo programa, de forma gameficada e interativa”, explica a coordenadora técnica de Negócios do Sesi, Aline Correa Lima.

Segundo ela, o aluno evolui ao longo do jogo de forma progressiva, pontuando a cada dia. “Além disso, o colaborador também recebe informações sobre saúde, vídeos e podcasts. Tudo pode ser acessado através do aplicativo de celular que, além do conteúdo extra também apresenta monitoramento de passos e de indicadores de alimentação”, detalha.

O aplicativo promove ainda uma “competição saudável” entre os colaboradores, pois cada atividade realizada pelo programa conta pontos para as equipes participantes, estimulando a adesão em toda a proposta. As aulas do Movimente-se+ podem ser contratadas por empresas e indústrias de qualquer tamanho e têm uma mensalidade em média 45% mais acessível do que a ginástica laboral tradicional.

Cuide-se+

O Movimente-se+ faz parte do projeto Cuide-se+, que tem o objetivo de promover atividades de segurança e saúde nas empresas e indústrias do Paraná com ações focadas em oito eixos principais, desde a prevenção de acidentes do trabalho, até o incentivo à prática de atividades físicas e alimentação saudável. Mais informações: Sesipr.org.br/movimentesemais

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR