Coluna > Coluna semanal

Abril Verde: promovendo a saúde do trabalhador

Sistema Fiep, por meio do Sesi, apoia e participa de movimento nacional pela redução dos acidentes de trabalho

Dados do Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgados em março apontam que, em 2018, as despesas com acidentes de trabalho no país já somavam quase R$ 800 milhões. Entre 2012 e 2017, esses acontecimentos custaram R$ 26 bilhões para a Previdência Social e, atualmente, o Paraná ocupa o quarto lugar no ranking brasileiro de acidentes, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Atuando para promover e proteger a saúde do trabalhador, com a efetiva prevenção e redução desses índices, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, apoia e participa do movimento nacional Abril Verde.

A campanha surgiu em 2014 e é resultado de uma iniciativa do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Estado do Paraná (Sintespar). O mês para realização de ações de conscientização sobre o tema foi escolhido levando em conta que 28 de abril é o dia Mundial em Memória às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais, data definida pela OIT. O objetivo do movimento é reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, mobilizando a sociedade, órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações e federações.

Projetos e soluções
Apesar do alto índice de acidentes registrados, é possível reverter esses números, principalmente por meio da prevenção. O Sesi é atualmente o maior parceiro das indústrias no desenvolvimento de ações e soluções voltadas para o bem-estar do trabalhador. Uma indústria saudável é feita com trabalhadores saudáveis. Garantindo a qualidade de vida do colaborador, é possível promover também uma indústria mais segura e saudável.

Ao proteger a saúde do funcionário, a indústria cumpre a legislação e evita custos futuros com afastamentos e tratamentos. O Sesi oferece diferentes modelos e programações para as empresas e o projeto acontece durante o ano inteiro visando a melhoria do desempenho dos trabalhadores na indústria. Por ser uma empresa referência no assunto, em 2017 o Sesi, inclusive, recebeu o prêmio Marca Brasil em três categorias: melhor marca de Ginástica Laboral, melhor marca de Medicina Ocupacional e melhor marca de Serviços de Sipat do Setor de Segurança e Saúde no Trabalho.

Serviços customizados
Cada indústria pode solicitar o serviço que melhor se adequar às necessidades da organização. Além de auxiliar as empresas a se adequar às exigências legais, o Sesi oferece consultorias em segurança e saúde no trabalho com uma equipe multidisciplinar e vasta experiência na área. Esses serviços são customizados e têm como objetivo a redução de custos relacionados aos afastamentos, FAP, entre outros, além de promover soluções que visam o bem-estar do trabalhador.

Entre as consultorias oferecidas, há uma específica em e-Social, que orienta as empresas no atendimento e na correta implementação da plataforma que permite cruzar informações e enviar aos órgãos governamentais, incluindo as comunicações relacionadas aos acidentes de trabalho.

Saiba mais
Para conhecer em detalhes os serviços disponíveis para sua indústria:
– Acesse sesipr.org.br
– Ou procure a unidade do Sesi mais próxima para agendamento de visita.

About Author