Coluna > Coluna semanal

Semana da Indústria: união e reconhecimento

Pelo sétimo ano consecutivo serão realizadas festividades em todas as regiões do Estado em comemoração ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio

Reforçar a união dos industriais e reconhecer as belas histórias de empreendedorismo existentes em todo o Paraná. Com esses objetivos, o Sistema Fiep realiza, a partir desta segunda-feira (7), mais uma edição da Semana da Indústria. Pelo sétimo ano consecutivo, serão realizadas festividades em todas as regiões do Estado em comemoração ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio.

A programação começa por Ponta Grossa, com uma solenidade que reunirá lideranças industriais da região dos Campos Gerais. Em seguida, os eventos no interior serão realizados em Francisco Beltrão, no Sudoeste (dia 9); Marechal Cândido Rondon, no Oeste (dia 10); Umuarama, no Noroeste (dia 11); e Londrina, no Norte (dia 18). As atividades serão encerradas dia 21, em Curitiba.

Homenagens
A Semana da Indústria será marcada pelo reconhecimento a 15 empresários e empresas que prestam ou prestaram importantes serviços para o desenvolvimento do setor industrial paranaense. Serão entregues a medalha do Mérito Industrial, o título de Benemérito da Indústria e a láurea de Honra ao Mérito. Na solenidade em Curitiba, será entregue ainda o Troféu Pinheiro de Ouro, que homenageia personalidades em favor do desenvolvimento social.

Inaugurações
Para fortalecer cada vez mais o apoio que presta à indústria de todo o Paraná, o Sistema Fiep aproveita a programação da Semana da Indústria para inaugurar novas estruturas. Serão entregues as instalações de três Institutos Senai de Tecnologia (IST): o de Construção Civil, em Ponta Grossa; o de Alimentos, Refrigeração e Climatização, em Toledo; e o de Tecnologia da Informação e Comunicação, em Londrina, onde também será lançado o HUB de Inteligência Artificial. O Sistema Fiep inaugura ainda sua nova unidade no município de Ampére, no Sudoeste. E uma unidade será entregue também em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS

Mérito Industrial
Entregue a empresários ou empresas que prestam serviços relevantes para o desenvolvimento do parque industrial:
Campos Gerais – Indústria DAF Caminhões
Sudoeste – Industrial Antonio Froza (MTA Alumínios)
Oeste – Industriais Olívio Vascelai (Panificadora Nova Real) e Osvino Ricardi (Grupo Horizonte)
Noroeste – Industrial Gastão de Souza Mesquita (Companhia Melhoramentos Norte do Paraná) e indústria Hellen Estofados e Colchões
Norte – Industriais Jayme Leonel (Itália Milano Confecções) e Nelson Poliseli (Poquema Indústria e Comércio de Móveis Ltda.)
Curitiba e região – Industrial Samuel Leiner (Embrart Embalagens)

Benemérito da Indústria
Concedido a industriais já falecidos que se dedicaram ao crescimento do setor:
Campos Gerais – Conrado Alberto Schiffer (Metalúrgica Schiffer S/A)
Sudoeste – Ernesto Luiz Gagliotto (Ernesto Luiz Gagliotto e Companhia Ltda.)
Oeste – Nelson Simonatto (Cerâmica Simonatto Ltda.)
Noroeste – José Angelo (Indústria Mecânica Angelo Ltda.)
Curitiba e região – Lufrido Costa de Souza (Terra Rica Indústria e Comércio de Calcários e Fertilizantes do Solo)

Láurea de Honra ao Mérito
Entregue a personalidades com reconhecida contribuição para o progresso industrial do Paraná:
Norte – Industrial João Keller (Sandoz do Brasil)

Troféu Pinheiro de Ouro
Reconhece a atuação de personalidades em favor do desenvolvimento social:
Alex Mejia – Gerente do Programa de Cooperação Descentralizada da ONU-Unitar

About Author