Solenidade em Ponta Grossa abre programação da Semana da Indústria 2018

Em solenidade marcada por homenagens, presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou a persistência dos empreendedores paranaenses e brasileiros

O presidente do Sistema Fiep discursa durante a solenidade em Ponta Grossa (Foto: Gelson Bampi)

Uma solenidade que reuniu lideranças da região dos Campos Gerais na noite desta segunda-feira (7), em Ponta Grossa, abriu a programação da Semana da Indústria 2018. Durante a festividade, em que foram homenageados uma empresa e um empresário do município, o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo, afirmou que a persistência dos empreendedores paranaenses e brasileiros foi fundamental para que transitassem pela crise dos últimos anos e será igualmente essencial para que o país recupere o pleno crescimento.

Confira mais fotos da solenidade

“Nos anos passados falamos muito em recessão, agora queremos falar que os empreendedores são persistentes”, disse Campagnolo. “E é com essa persistência, com fé e ânimo que pretendemos caminhar nesta Semana da Indústria. Creio que 2018 é o ano da virada, queremos estimular os empresários para que acreditem e tenham fé nisso”, completou, referindo-se à possibilidade que os eleitores têm de renovar o cenário político nas eleições deste ano.

O presidente do Sistema Fiep afirmou ainda que a entidade está preparada para prestar total apoio à indústria paranaense neste momento em que a economia brasileira, apesar de todas as incertezas, vem dando sinais de retomada. “Estamos dando a largada na Semana da Indústria nos Campos Gerais, em Ponta Grossa. Já inauguramos aqui o IST em Construção Civil. Queremos mostrar aos empresários que a coisa vai ficar muito melhor do que está e, quando isso acontecer, estamos deixando nossa estrutura preparada para que eles tenham competitividade”, declarou.

Homenagens
Durante a solenidade em Ponta Grossa, alusiva ao Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio, a Fiep prestou homenagem a uma empresa e a um empresário da região dos Campos Gerais. A indústria DAF Caminhões recebeu a medalha do Mérito Industrial. Já Conrado Alberto Schiffer, da Metalúrgica Schiffer S/A, falecido em setembro do ano passado, teve sua trajetória empresarial reconhecida com o título de Benemérito da Indústria. As duas homenagens foram propostas à Fiep pelos seguintes sindicatos industriais da região: Sidimetal Ponta Grossa, Sindimadeira Ponta Grossa, Sindicer Norte, Sindiminerais Paraná, Sindirepa Campos Gerais e Sindpan Campos Gerais.

A DAF Caminhões chegou ao Brasil em 2011. Em dois anos, construiu sua planta em Ponta Grossa. A empresa pertence ao grupo PACCAR e é líder global em tecnologia, design, produção e atendimento ao cliente para caminhões leves, médios e pesados de alta qualidade. É responsável pelas marcas Kenworth, Peterbilt e DAF. A unidade de Ponta Grossa está instalada em um terreno de 2,3 milhões de metros quadrados, a maior área do Grupo PACCAR. O processo de fabricação segue padrões de excelência, com baixo índice de desperdício e alta qualidade dos produtos. Além de estimular a qualidade de vida dos colaboradores, a empresa incentiva ações de voluntariado que beneficiam a comunidade.

Ao receber a homenagem, o presidente da DAF Brasil, Michael Kuester, afirmou que a medalha do Mérito Industrial é grande conquista para a empresa. Ele agradeceu aos colaboradores da indústria e à comunidade da região. “Temos uma equipe campeã e fomos acolhidos da melhor forma pela comunidade dos Campos Gerais. Temos o dever de retribuir todo o apoio que recebemos e fazemos com muita satisfação”, disse. “Sempre fomos positivos em relação ao Brasil, o potencial é tremendo e vamos avançar muito mais”, completou.

Já a família de Conrado Alberto Schiffer recebeu o título de Benemérito da Indústria. Nascido em 4 de junho de 1949, em Ponta Grossa, desde criança ele frequentava a empresa fundada por sua família. O gosto pela tecnologia e a vontade de contribuir no desenvolvimento de novos equipamentos o fez procurar uma sólida formação técnica. Graduou-se em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Joinville (SC). Logo depois de formado, cursou MBA em Turim, na Itália. Desde então, passou a participar ativamente de todo o desenvolvimento tecnológico da empresa. A preocupação com os colaboradores o fez buscar uma nova graduação. Formou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Em 1972, aos 23 anos, foi eleito diretor da empresa, sendo reeleito por várias gestões consecutivas. Faleceu em 19 de setembro de 2017.

Esposa de Conrado, Eliane Schiffer afirmou que a família não esperava pela homenagem, mas se sentiu muito honrada. “Sabemos que ele merece. Sempre dedicou sua vida à indústria, que sempre foi a prioridade junto com a família, e era um ótimo patrão”, declarou.

Depois de Ponta Grossa, a programação da Semana da Indústria 2018 segue para Francisco Beltrão, na região Sudoeste, nesta quarta-feira (9). Depois, passa ainda por Marechal Cândido Rondon, no Oeste, dia 10; Umuarama, no Noroeste, dia 11; e Londrina, no Norte, dia 18. As atividades serão encerradas no dia 21, em Curitiba.

About Author