Sistema Fiep homenageia empresários de destaque do Oeste na Semana da Indústria

O Sistema Fiep  homenageou nesta quinta-feira (10/05) empresários de destaque da região Oeste em comemoração ao Dia da  Indústria. A cerimônia aconteceu no Clube Aliança, em Marechal Cândido Rondon. Receberam a medalha do Mérito Industrial,  Olívio Vascelai e Osvino Ricardi. O empresário Nelson Simonatto, já falecido, foi homenageado com o título Benemérito da Indústria.

Confira fotos da solenidade

“Há sete anos instituímos a Semana da Indústria, percorrendo todo o Paraná. No passado este evento só acontecia na capital do Estado. Decidimos vir para o interior e ao longo destes sete anos eu ouvi 49 depoimentos”, disse Edson Campagnolo, presidente da Fiep. “São histórias  de empreendedores, que são verdadeiros heróis”, disse, frisando que todos têm algo em comum, que é crença no Brasil. “Apesar de todas as dificuldades, estes empreendedores continuam acreditando e investindo no Brasil”, destacou.

Campagnolo citou números oficiais que mostram que o setor industrial encolheu nos últimos anos. “Passamos de 53 mil para 50 mil indústrias e de 930 mil para 760 mil empregos nos últimos sete anos. Esses números revelam que alguma coisa não está certa no nosso país”, disse. “Não podemos aceitar essa situação com passividade”, advertiu, lembrando que este ano há a possibilidade de mudança neste cenário com o voto consciente. “Sem entrar na questão partidária e ideológica, devemos votar em quem está realmente comprometido com o desenvolvimento do país”, disse.

O prefeito de Marechal Cândido Rondon, Márcio Rauber, destacou a importância da indústria para o desenvolvimento. “A essência do nosso  município é agrícola, mas o desenvolvimento passa obrigatoriamente pela industrialização e temos indústrias importantes em Marechal Cândido Rondon que levam o seu  produto não só para o Paraná, mas para o Brasil e para outros países”, frisou, parabenizando os homenageados e a Fiep pela iniciativa.

O evento contou com a presença do deputado estadual Élio Rusch e várias lideranças empresariais, além da diretoria da Fiep  e familiares e amigos dos homenageados.

Os homenageados 

“A panificação está em meu DNA porque meus pais e tios já trabalhavam nesta atividade”, disse Olivio Vascelai, um dos homenageados da noite, proprietário da Panificadora Nova Real. Ele  agradeceu a Fiep e o Sindicato da Indústria da Panificação pelo apoio dado ao setor. Vascelai disse que muitas empresas passam por dificuldades, mas devem pensar em vencê-las.

Olivio Vascelai, um dos homenageados da noite, proprietário da Panificadora Nova Real

“Recebo esta homenagem como um reconhecimento pelo trabalho e pelos empregos gerados”, disse Osvino Ricardi, proprietário do Grupo Horizonte, do setor agroindustrial. “É um incentivo para trabalharmos mais”, disse, acrescentando que o Grupo Horizonte está fazendo novos investimentos na região.  “Vamos acreditar no futuro do Brasil. Estamos passando por uma tormenta, mas vamos vencer”, concluiu.

Osvino Ricardi, proprietário do Grupo Horizonte

Nelson Simonatto, um dos empreendedores pioneiros da região, falecido em 2011, foi homenageado com o título Benemérito da Indústria. Sua filha, Liane Simonatto, disse que é motivo orgulho para a família receber a honraria. “Dividimos este prêmio com todos aqueles que contribuíram com o meu pai em sua trajetória, a família, os amigos e os colaboradores”, disse.

Liane Simonatto disse que é motivo de orgulho para a família receber a honraria em nome do seu pai, Nelson Simonatto

A Fiep está percorrendo todo o Paraná promovendo a Semana da Indústria em comemoração ao Dia da Indústria que é celebrado em 25 de Maio. Já foram realizados eventos em Ponta Grossa, Francisco Beltrão e Marechal Cândido Rondon. Nesta sexta-feira, será a vez de Umuarama e na sexta-feira (18), Londrina. As comemorações se encerram em Curitiba no dia 21 de maio.

About Author