Notícias > Artigos

Semana da Indústria: persistência e fé no futuro

Presidente do Sistema Fiep fala sobre o ânimo dos industrial diante da recuperação da economia e do apoio da entidade para o crescimento das empresas

Persistência. Essa palavra define muito bem o espírito que ajudou cada brasileiro a enfrentar os obstáculos surgidos com a pior crise econômica da história do país. Uma palavra que se encaixa ainda mais perfeitamente ao perfil dos empreendedores, que diante desse cenário precisaram se desdobrar para manter vivas suas empresas e seguir garantindo empregos e sustento a milhões de famílias.

Em 2018, começamos a observar sinais mais consistentes de uma retomada da atividade econômica. Especialmente para a indústria, um dos setores mais afetados pela crise, é um grande alívio. Mais do que isso, renova a esperança dos empresários em dias melhores, em que eles possam voltar a investir com segurança e contribuir cada vez mais para o desenvolvimento do Paraná e do Brasil.

Disseminando otimismo
É com esse ânimo e procurando transmitir otimismo aos industriais que o Sistema Fiep está, durante o mês de maio, percorrendo o Estado na Semana da Indústria 2018. Pelo sétimo ano seguido, a programação em comemoração pelo Dia Nacional da Indústria, celebrado em 25 de maio, é realizada em todas as regiões. Este ano, já passamos pelos Campos Gerais, Sudoeste, Oeste e Noroeste, e teremos festividades ainda no Norte e em Curitiba. Sempre homenageando empresas e empresários que se destacam por sua contribuição para o crescimento do setor industrial. Esses belos exemplos de empreendedorismo que se espalham por todo o Paraná também são um estímulo para os industriais.

Outra mensagem que deixamos com a Semana da Indústria é a reflexão de que o país ainda precisa superar inúmeras incertezas, principalmente no campo político, para garantir um crescimento consistente e em longo prazo. Em 2018, ano de eleições, o Brasil tem uma grande oportunidade para virar esse jogo. Está nas mãos de cada eleitor a responsabilidade de promover uma grande renovação e eleger candidatos comprometidos com o desenvolvimento de nosso país. E os empreendedores, mais do que ter fé de que isso é possível, devem participar mais ativamente do processo político.

Estímulo às startups
E além de animar e estimular os empresários, o Sistema Fiep também tem preparado sua estrutura para prestar apoio à indústria neste momento de retomada. Durante a Semana da Indústria, estão sendo entregues novas instalações que vão ofertar desde qualificação profissional até serviços para ampliar a capacidade tecnológica e de inovação das empresas. Também lançamos uma rede estadual de startups, que vai identificar e apoiar empreendimentos inovadores em todo o Estado, ampliando o trabalho da Incubadora do Sistema Fiep que já acontece em Curitiba.

Com esse movimento, mostramos aos industriais que acreditamos em nosso país e, especialmente, na força empreendedora de nossa gente. E que o Sistema Fiep é um grande parceiro para o aumento da competitividade das empresas e para o desenvolvimento econômico e social do Paraná e do Brasil.

Edson Campagnolo
Presidente do Sistema Fiep

A força da indústria do Paraná

  • 50 mil empresas
  • 32 segmentos
  • 760 mil empregos
  • 25,5% do PIB total do estado
  • 4º maior PIB industrial do país

Setor em recuperação
Indicadores mostram a retomada da atividade industrial paranaense no primeiro trimestre de 2018:

  • 4,62% de crescimento nas vendas industriais
  • US$ 88,4 milhões de aumento nas exportações
  • 1,53% de crescimento no nível de emprego
  • 733 novos postos de trabalho criados

About Author