Nova unidade do Sistema Fiep atende população e indústrias de Pinhais e região

Estrutura, resultado de um investimento de R$ 8 milhões, foi entregue oficialmente nesta segunda-feira (14)

O presidente do Sistema Fiep, a vice-prefeita de Pinhais e demais autoridades descerraram a placa pela inauguração da nova unidade (Fotos: Gelson Bampi)

O Sistema Fiep entregou oficialmente, nesta segunda-feira (14), sua nova unidade em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Fruto de um investimento de R$ 8 milhões, ela amplia a capacidade de atendimento de Sesi, Senai e IEL na cidade e municípios vizinhos nas áreas de educação, capacitação profissional e segurança e saúde no trabalho.

Confira mais fotos da inauguração

O Senai já atuava em Pinhais desde 2003, quando foi firmada uma parceria com a Fundação Weiss Scarpa, que atua com ação social. Inicialmente, os cursos eram ofertados em um salão paroquial, até que a fundação cedeu um prédio para que a instituição se instalasse. Com a necessidade de ampliação da estrutura, a fundação cedeu, em regime de comodato por 25 anos, um terreno de 10 mil metros quadrados para que o Sistema Fiep construísse a nova unidade inaugurada nesta segunda.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou a importância da parceria para a expansão das atividades da entidade, necessária para atender o número crescente de indústrias que se instalam em Pinhais e municípios vizinhos. “Pela proporção que tomou a cidade de Pinhais e outros municípios da região, percebeu-se a necessidade de se investir mais”, explicou. “Quanto mais demanda houver nos municípios e nas regiões, ali o Sistema Fiep estará presente, dando a oportunidade para que as pessoas se qualifiquem e busquem o conhecimento para depois colocar em prática nas empresas”, completou.

Campagnolo entrega homenagem ao padre Zago, presidente da Fundação Weiss Scarpa, parceira do Sistema Fiep em Pinhais

A nova estrutura tem 2,7 mil metros quadrados de edificações, contando com salas de aula, biblioteca e laboratórios para formação profissional do Senai nas áreas de metalmecânica, gestão, logística e informática, nas modalidades técnico, qualificação e aperfeiçoamento. Em Pinhais, a instituição já registrou mais de 4 mil matrículas nesses cursos. Também, por meio do Sesi, atende cerca de 3,5 mil colaboradores de 150 indústrias com serviços de segurança e saúde no trabalho. Além disso, funciona na unidade um Colégio Sesi Ensino Médio, com 400 alunos matriculados.

A vice-prefeita de Pinhais, Rosa Maria, afirmou que a inauguração é um momento histórico para o município. “É uma alegria estar recebendo esta unidade, um espaço que vai fazer diferença muito grande na vida de muitos jovens”, disse. “O poder público não é capaz de dar conta de tudo, precisamos de parcerias, que têm sido fundamentais sobretudo pelo momento do país, com 13 milhões de desempregados, em que precisamos qualificar as pessoas”, completou.

O padre Antônio Carlos Zago, presidente da Fundação Weiss Scarpa, também destacou a importância da parceria com o Sistema Fiep para abrir novas possibilidades aos jovens do município e região. “É muito importante a presença do Senai e do Sesi porque temos um polo industrial muito forte e só através da educação e formação profissional vamos melhorar nosso país”, declarou.

About Author