Programa ViraVida forma primeira turma de Aprendizagem em Foz do Iguaçu

Durante o programa, os jovens puderam desenvolver suas potencialidades empreendedoras, interpessoais e profissionais

O Programa ViraVida, desenvolvido pelo Sistema Fiep por meio do Sesi no Paraná, realizou no dia 24 de maio mais uma formatura de alunos em Foz do Iguaçu. A turma iniciou a etapa de pré-aprendizagem do Programa ViraVida em maio de 2016 e em setembro do mesmo ano foram inseridos no Programa de Aprendizagem Senai e Senac.

No Paraná, entre 2010 e 2018, o programa já atendeu mais de 1.000 jovens em situação de vulnerabilidade social com idades entre 15 e 21 anos. O ViraVida forma a sua 11.º turma no estado, sendo a primeira na modalidade “ViraVida Aprendiz”, em que foram inseridos 95 jovens em Foz do Iguaçu.

Durante o período de pré-aprendizagem os jovens realizaram atividades relacionadas ao empreendedorismo, lazer, cultura, saúde, cidadania, desenvolvimento humano, resgate da autoestima, comunicação interpessoal, valores sociais, robótica, entre outros.  Além disso, os alunos também contaram com aulas de português e matemática.

O Programa ViraVida

O ViraVida, criado em 2008 pelo Conselho Nacional do Sesi, é uma iniciativa que surgiu a partir de uma parceria com o Sesi no paraná e outras organizações como Itaipu Binacional, Parque Tecnológico Itaipu e instituições do Sistema S, Ministério Público do Trabalho, entre outros.

O programa oferece aos jovens uma oportunidade de desenvolver as suas potencialidades, adquirir conhecimentos e desenvolver habilidades para alcançarem a transformação de suas vidas por meio da inserção no mundo do trabalho. Os jovens são encaminhados ao ViraVida pelas instituições governamentais e não governamentais (Creas, Cras, Conselhos Tutelares, Unidades de Acolhimento).

O Programa ViraVida iniciou nova etapa em setembro de 2017, acolhendo 140 jovens em Curitiba e Foz do Iguaçu. Em Foz, 11 jovens passaram no processo seletivo do Programa de Incentivo e Iniciação ao Trabalho (PIIT) desenvolvido em parceria entre Itaipu Binacional e Guarda Mirim e 5 jovens no processo seletivo para estágio na Caixa Econômica Federal. Atualmente, os jovens de Foz e de Curitiba já foram encaminhados às empresas parceiras para processo seletivo e 95% deles já foram contratados por meio do Programa de Aprendizagem em parceria com o Senac, Senai ou Senat, entre outras Instituições Formadoras.