Sistema Fiep inaugura unidades em Curitiba e Região Metropolitana

Nesta quarta-feira (6/6) foram inauguradas novas instalações das unidades do Portão, CIC e Colombo Curitiba e Colombo contam com novas instalações de unidades do Sistema Fiep. Os eventos de inauguração aconteceram nesta quarta-feira (06/06). No bairro Portão, na capital, foi lançada a Escola de Panificação do Sistema Fiep. Na CIC, o Instituto de Tecnologia e […]

Nesta quarta-feira (6/6) foram inauguradas novas instalações das unidades do Portão, CIC e Colombo

Presidente Edson Campagnolo inaugura nova estrutura do Instituto Senai de Tecnologia e Meio Ambiente na CIC.

Curitiba e Colombo contam com novas instalações de unidades do Sistema Fiep. Os eventos de inauguração aconteceram nesta quarta-feira (06/06). No bairro Portão, na capital, foi lançada a Escola de Panificação do Sistema Fiep. Na CIC, o Instituto de Tecnologia e Meio Ambiente do Senai ganhou mais espaço e novos cursos estão sendo oferecidos pela Faculdade da Indústria. Já em Colombo, na região metropolitana, foi inaugurada uma nova Unidade do Sistema Fiep, ampliando o atendimento do Centro de Educação Profissional.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, destacou a meta de ampliar o atendimento em todo o Paraná. “Nos últimos dois meses conseguimos concluir várias entregas de unidades e ampliações de estruturas. Os eventos de hoje no Portão, CIC e em Colombo reforçam este propósito não só nos bairros onde se localizam as unidades, mas em toda região metropolitana de Curitiba. É o Sistema Fiep aproveitando o momento para deixar o terreno preparado para que, quando a economia acelerar e ficar mais aquecida, tenhamos profissionais prontos, formados e qualificados para atender plenamente a demanda que o mercado de trabalho necessita”, disse.

No Portão, área de alimentos terá cursos de panificação e confeitaria.

A unidade do Portão tem estrutura de 400 metros quadrados com três novos laboratórios equipados com tecnologia de última geração. Um deles para a área de alimentos (panificação e confeitaria), que também tem três cozinhas industriais no mesmo espaço. Outro laboratório atende cursos do setor gráfico e, um terceiro, de tecnologia da informação. O prédio também conta com novos ambientes para os setores administrativo, de logística e segurança e saúde. No total, foram investidos mais de R$ 4,5 milhões. Segundo a gerente da unidade, Raquel do Nascimento, a nova estrutura é um importante avanço para a formação profissional na região. “Havia uma grande demanda da indústria por qualificação na área de alimentos, tanto que já estamos com turmas fechadas para os novos cursos”, comentou”.

O Sistema Fiep também entregou novas estruturas do Instituto Senai de Tecnologia e Meio Ambiente na CIC, anexo ao prédio onde hoje já funcionam cursos de Automação e Fabricação Mecânica da Faculdade da Indústria. O espaço tem mais de seis mil metros quadrados com laboratórios, salas de aula e biblioteca. Foram mais de R$ 5 milhões em investimentos na obra e em aquisição de novos equipamentos. “São 276 colaboradores e quatro mil alunos que serão beneficiados com esta estrutura. Entramos numa nova fase de qualificação profissional aqui na região”, destacou a gerente da unidade, Tânia Rinaldi.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti, que participou da solenidade, a ampliação do espaço representa uma valiosa contribuição ao meio ambiente. “É muito importante o reconhecimento dos setores da economia em seu papel na preservação do planeta. Com esta iniciativa de difundir conhecimento, experimentos e informações pela formação de jovens, a indústria dá um importante passo no desenvolvimento de projetos e ideias cada vez mais sustentáveis e que vão resultar em um comportamento mais responsável e consciente da sociedade em relação à preservação do meio ambiente”, ressaltou.

Nova unidade de Colombo vai atender 540 alunos.

Por fim, foi inaugurada uma nova unidade do Sistema Fiep no bairro Guaraituba, em Colombo, na região metropolitana. Já havia uma estrutura na cidade, mas com o objetivo de atender melhor a região, houve a transferência de endereço para um local melhor equipado, numa parceria com a prefeitura do município. São mais de 9.300 metros quadrados, sendo 1500 de área construída para o atendimento dos serviços de educação, segurança e saúde. A estrutura contém sete salas de aula, três oficinas, um laboratório de informática e uma biblioteca, além dos espaços administrativos e de apoio. “A estrutura fixa atende até 450 alunos por dia e um espaço em torno da unidade permite a instalação de até três unidades móveis simultâneas, ampliando a capacidade para mais 90 alunos em dois turnos. Ao todo serão 540 estudantes que podem ser matriculados na Educação Básica, Ensino Médio e EJA – Educação de Jovens e Adultos do SESI e na Educação Tecnológica Profissionalizante do SENAI”, explicou Roberto Sgrott, gerente da unidade.

Nesta nova estrutura estão sendo ofertados cursos nas áreas Automotiva, de Madeira e Mobiliário, Logística e Segurança do Trabalho, Metalmecânica e Eletroeletrônica, além de Aprendizagem em Gestão. “Conseguimos aumentar a capilaridade de atendimento não só em Colombo, mas também em municípios do entorno como Almirante Tamandaré, Quatro Barras, parte de Pinhais e de Curitiba. Isso vai garantir a qualificação de mão de obra para atender à grande demanda da indústria nestes setores”, afirmou.

A solenidade de inauguração também contou com a presença de lideranças empresariais e autoridades locais. Entre elas, a prefeita Bete Pavin, que falou sobre a importância da parceria com o Sistema Fiep. “Estamos muito felizes com a entrega desta nova unidade, que vai oferecer um espaço amplo, com ótimas condições de aprendizagem e ensino profissionalizante de qualidade para formação de mão de obra na nossa cidade. Desta forma, junto com as empresas, vamos conseguir melhorar a geração de emprego e renda aos colombenses”, concluiu.

SERVIÇO

Ampliação da Unidade Portão  

Endereço: rua Padre Leonardo Nunes, 180 – Portão

Nova estrutura do IST em Meio Ambiente

Endereço: na rua Senador Accioly Filho, 298 – CIC

Inauguração da nova Unidade do Sistema Fiep em Colombo

Endereço: Avenida Prefeito João Batista Stocco, 258 – Guaraituba – Colombo

 

 

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR