Coluna > Coluna semanal

Reforço no apoio à indústria do Paraná

Sistema Fiep vem fortalecendo sua estrutura física, em todo o Paraná, com o objetivo de ampliar o apoio a empresas dos mais variados setores

Seguindo sua visão de ser referência em soluções para o desenvolvimento sustentável da indústria, o Sistema Fiep vem fortalecendo sua estrutura física, em todo o Paraná, com o objetivo de ampliar o apoio a empresas dos mais variados setores. Nas últimas semanas, fruto de investimentos que totalizam mais de R$ 45 milhões, foram entregues oficialmente oito novas instalações, incluindo unidades que ofertam educação, cursos de capacitação e serviços em áreas como segurança e saúde no trabalho, além de laboratórios que estimulam a adoção de novas tecnologias e inovações pelo setor industrial.

Institutos de Tecnologia
Referência em educação profissional, o Senai vem fortalecendo sua estrutura para ser reconhecido como provedor de soluções também de tecnologia e inovação. Para isso, foi criada uma rede que, no Paraná, conta com sete Senai Institutos Senai de Tecnologia (IST) e dois Institutos Senai de Inovação (ISI). Distribuídos por todo o Estado, eles dão suporte técnico por meio de consultorias, laboratórios com certificação do Inmetro, serviços especializados e pesquisas.

Na última quarta-feira (6), reforçando essa atuação, foram entregues as novas instalações do IST em Meio Ambiente e Química, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC). O espaço tem mais de 6 mil metros quadrados e disponibiliza soluções para apoiar o desenvolvimento sustentável aliado à competitividade, buscando minimizar os impactos das atividades industriais no meio ambiente.

Ao longo do mês de maio, novos laboratórios de outros três ISTs instalados no interior do Estado já haviam sido entregues: o de Construção Civil, em Ponta Grossa; o de Alimentos, Refrigeração e Climatização, em Toledo; e o de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), em Londrina. Nessa última cidade, foi lançado também o HUB de Inteligência Artificial, que vai promover a adoção das tecnologias nessa área pela indústria. Nele, serão investidos mais R$ 10 milhões.

Educação e capacitação
O Sistema Fiep também fortaleceu sua estrutura para ampliar a oferta de vagas na área de educação e capacitação profissional. Na última quarta, foram entregues as novas instalações da unidade do bairro Portão, em Curitiba. Com 400 metros quadrados, ela vai abrigar cursos das áreas de alimentos, setor gráfico e TIC. No mesmo dia, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, foi inaugurada uma nova unidade. O Sistema Fiep já contava com uma estrutura na cidade, mas para atender melhor a região, houve a transferência para um local melhor equipado, numa parceria com a prefeitura.

Em maio, uma unidade similar já havia sido entregue em Ampére, no Sudoeste do Paraná. Ela oferta cursos técnicos nas áreas de eletroeletrônica, metalmecânica, vestuário e moveleiro, além de comportar um Colégio Sesi Ensino Médio. Por fim, no mesmo mês, o município de Pinhais também recebeu uma nova unidade. Em todas essas estruturas, o Sistema Fiep também oferece seus demais serviços, especialmente na área de segurança e saúde no trabalho.

Onde estão as novas estruturas
As unidades reforçam o apoio às indústrias de cada região, enquanto os Institutos Senai de Tecnologia atuam em rede, atendendo empresas de todo o Paraná.

Curitiba
IST em Meio Ambiente e Química
Ampliação da unidade no Portão

Ponta Grossa
IST em Construção Civil

Londrina
IST em Tecnologia da Informação e Comunicação
HUB de Inteligência Artificial

Toledo
IST em Alimentos, Refrigeração e Climatização

Ampére
Nova unidade no município

Pinhais
Nova unidade no município

Colombo
Nova unidade no município

About Author