Coluna > Coluna semanal

Excelência em Tecnologia e Inovação

Há mais de 70 anos o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, é referência em educação profissional para a indústria. Para garantir a qualidade, aumento da produtividade e inovação em produtos e processos do setor industrial, nos últimos anos tornou-se também modelo nas áreas de tecnologia e inovação. Graças à implantação estratégica de Institutos Senai de Inovação (ISIs) e Institutos Senai de Tecnologia (ISTs), apenas em 2017 foram atendidas mais de 1,8 mil empresas com ensaios, consultorias e projetos de inovação.

O que são os Institutos?
Os institutos são ambientes de contínua interação entre a indústria, empreendedores, universidades, institutos de pesquisas e fontes de capital, em suas diversas formas, com a missão de atuar na transferência de tecnologia e inovação para o setor industrial, para aumentar sua competitividade. Foram criados como centros de excelência, com o propósito de apresentar soluções inovadoras para a indústria, por meio da aceleração do fluxo de conhecimento tecnológico.

Alguns exemplos são as parcerias com institutos internacionais de pesquisa, como o finlandês VTT Technical Research Centre, o Fraunhofer Institut, da Alemanha, o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, e o Instituto de Pesquisa Acreo, da Suécia.

ISTs
O Senai no Paraná conta com sete Institutos de Tecnologia com atuação setorial e abrangência estadual: Construção Civil, Papel e Celulose, Madeira e Mobiliário, Alimentos, Metalmecânica, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Meio Ambiente e Química.

Os ISTs possuem laboratórios para realização de ensaios em produtos e processos com inúmeros escopos acreditados junto ao INMETRO e com consultores especializados em processo produtivo. Toda a infraestrutura objetiva auxiliar as indústrias de pequeno e grande porte nos processos de garantia da qualidade e na aplicação de ferramentas e metodologias para aumento da produtividade.

ISIs
Atuando em rede com outros Institutos Senai de Inovação do Brasil, os ISIs de Eletroquímica (Curitiba) e de Engenharia de Estruturas (Maringá) têm como missão propor soluções inovadoras para o desenvolvimento industrial. O primeiro nas áreas de nanotecnologia, corrosão, baterias, sensores e revestimentos industriais, por meio da elaboração de projetos de alto impacto industrial, tecnológico e econômico.

Já o ISI em Engenharia de Estruturas oferece soluções tecnológicas transversais como projetos de avaliação estrutural de novos materiais, estruturas leves e inteligentes, simulação computacional estrutural e caracterização mecânica e estrutural. Essas soluções podem ser aplicadas nas áreas de edificações, infraestrutura, máquinas e equipamentos, automóveis, aviões, navios, plataformas de petróleo, torres de transmissão e muito mais.

Conheça as áreas de atuação e onde ficam os Institutos Senai no Paraná
Com estruturas físicas instaladas em cidades-polo, eles atuam em rede e atendem empresas de todo o Estado.

Institutos Senai de Tecnologia

  • Meio Ambiente e Química – Cidade Industrial de Curitiba
  • Construção Civil – Ponta Grossa
  • Papel e Celulose – Telêmaco Borba
  • Madeira e Mobiliário – Arapongas
  • Tecnologia da Informação e Comunicação – Londrina
  • Alimentos – Toledo
  • Metalmecânica – Maringá

Institutos Senai de Inovação

  • Eletroquímica – Curitiba
  • Engenharia de Estruturas – Maringá

Para saber mais acesse senaipr.org.br/para-empresas.

About Author