Cláudio Petrycoski recebe título de Cidadão Benemérito do Paraná

Presidente do Sistema Fiep teve sua trajetória reconhecida pela Assembleia Legislativa; homenagem foi entregue durante sessão solene em Pato Branco, na sexta-feira (15)

O deputado Guto Silva (à esquerda), que propôs a homenagem, ao lado de Cláudio Petrycoski (Foto: Gelson Bampi)

O presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Cláudio Petrycoski, recebeu, na noite da última sexta-feira (15), o título de Cidadão Benemérito do Paraná. A homenagem foi entregue pela Assembleia Legislativa do Paraná, por iniciativa do deputado estadual Guto Silva (PSD), em sessão solene realizada em Pato Branco, cidade onde está instalada a Atlas Eletrodomésticos, uma das mais importantes fabricantes de fogões do país, liderada por Petrycoski.

Ao receber a condecoração, o empresário agradeceu as pessoas que o auxiliaram na vida pessoal e na trajetória profissional, como filhos, familiares e colaboradores que passaram ou atuam na Atlas. “Só tenho a agradecer, pois há um pouco de todos aqui, nesta homenagem”, disse.

O deputado Guto Silva, que propôs o reconhecimento, disse que Petrycoski é um inspirador, um incentivador e tem o suporte de muita gente que faz diferença. “Pela essência do bem que Cláudio Petrycoski possui, pela sua natureza, é merecido o reconhecimento público a tão ilustre cidadão”, afirmou.

Trajetória – Filho dos pioneiros Theóphilo e Maria Luisa Petrycoski, Cláudio nasceu em Pato Branco e, desde criança, ajudou a família na viabilização da produção semi-artesanal de fogões a lenha. Em 1985, passou a presidir a indústria da família, então com 36 anos de atividades, buscando novas perspectivas e a ampliação da participação no mercado, contratando, para isso, profissionais com experiência no ramo em outras indústrias do setor.

Dois anos após assumir o comando da empresa, deu início à produção de fogões a gás, marcando nova fase para a empresa com a montagem de 50 unidades/dia. Em 1993, a Indústria de Fogões Petrycoski já fabricava 250 fogões a gás por dia, e 90 a lenha. Foi na década de 1990 que a empresa ganhou a denominação atual, Atlas Eletrodomésticos.

Petrycoski ocupa, desde 2003, a vice-presidência do Sistema Fiep, entidade que preside desde o último dia 7. Presidiu a Agência de Desenvolvimento do Sudoeste e preside o Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social. Presidiu, ainda, por seis gestões, o Sindimetal Sudoeste, de 1990 a 2009.

Seu grupo empresarial se envolve e investe financeiramente no Sudoeste paranaense, em causas ligadas aos anseios coletivos da comunidade, principalmente nas áreas de cultura e esporte. É pioneiro no transporte gratuito de funcionários e grande promotor do desenvolvimento intelectual de seus colaboradores, com cursos de ensino básico, médio e pós-médio na própria estrutura.

About Author