Senai no Paraná oferece 5900 vagas em cursos técnicos presenciais

Cursos garantem boa remuneração e inserção no mercado de trabalho. Matrículas para segundo semestre podem ser feitas até dia 06 de agosto

Cursos técnicos são opção atraente para quem busca oportunidade profissional, com boa remuneração. Dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS/2016) mostram que o salário de técnicos supera, muitas vezes, o de profissionais de nível superior. O Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, está com 5900 vagas abertas, para 29 cursos técnicos presenciais. Matrículas  podem ser feitas até o dia 06 de agosto e o edital com todas as informações está disponível em www.sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos.

Para o segundo semestre, os cursos estão disponíveis em 38 unidades do Sistema Fiep no Paraná e entre as qualificações estão Técnico em Biocombustíveis, Desenvolvimento de Sistemas, Fabricação Mecânica e Energia Renovável. A Gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep, Vanessa Sorda Frason, destaca que os cursos são pensados para atender demandas específicas da indústria. “A metodologia de formação por competências, com o conceito de educação transformadora, desenvolve nos estudantes as capacidades de avaliar e trabalhar de forma colaborativa, propondo soluções inovadoras tão necessárias no setor industrial”, comenta.

O mercado de trabalho brasileiro se mostra favorável para profissionais técnicos. Mesmo com a redução do número de empregos nos últimos anos, 43% das empresas brasileiras relatam déficit no preenchimento de vagas. Segundo a pesquisa feita pela multinacional de seleção e recrutamento ManpowerGroup, a demanda mais difícil de ser suprida é a de técnicos de produção, operação e manutenção. Cargos administrativos, de operadores de produção e na área de construção civil também são carentes de profissionais capacitados.

Os cursos são desenvolvidos de acordo com as necessidades das indústrias da região e têm duração de um a dois anos. Confira os cursos que serão ofertados no segundo semestre em cada região do estado:

Curitiba e região metropolitana

Em Curitiba serão ofertados cursos nas unidades do  Boqueirão, CIC, Campus da Indústria e Portão. Na região metropolitana, em Araucária, São José dos Pinhais e Campo Largo. Entre as opções estão Biocombustíveis, Sistema de Energia Renovável, Suporte em Informática, Informática para Internet, Edificações, Segurança do Trabalho e Logística.

Região Noroeste

Os cursos erão oferecidos nas cidades de Maringá, Cianorte, Campo Mourão, Umuarama e Paranavaí. Entre as opções estão Manutenção Automotiva, Biotecnologia, Programação de Jogos Digitais, Informática para Internet e Eletrotécnica, Eletromecânica e Logística.

Região Sudoeste

As cidades de Pato Branco, Palmas, Francisco Beltrão, Dois Vizinhos e Ampere terão entre as opções Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Logística, Automação Industrial e Eletromecânica.

Região Norte

No Norte, serão oferecidos nas cidades de Apucarana, Arapongas, Londrina, Assaí e Santo Antônio da Platina. Entre as opções estão Eletrotécnica, Design de Móveis, Edificações, Eletromecânica, Redes de Computadores e Automação Industrial.

Campos Gerais

Nos Campos Gerais, serão oferecidos nas cidades de Irati, Ponta Grossa, Jaguariaíva, Telêmaco Borba, Castro, Guarapuava e União da Vitória. Entre as opções estão Segurança do Trabalho, Logística, Manutenção Automotiva, Celulose e Papel, Mecânica, Administração e Eletrotécnica.

 

Todos os cursos estão disponíveis em www.sistemafiep.org.br/cursos-tecnicos