Startups incubadas na Aceleradora Sistema Fiep são destaque no Movimento 100 Open Startups

12 empresas paranaenses estão no ranking de startups mais atrativas para o mercado em 2018

As startups incubadas na Aceleradora Sistema Fiep foram destaques no Movimento 100 Open Startups, que anualmente elabora um ranking das 100 empresas brasileiras mais atrativas para o mercado. Para chegar a essa lista são levadas em consideração as iniciativas, parcerias, atratividades e inovações das startups. Neste ano, das 100 startups selecionadas, 12 são do Paraná.  Dessas, dez são de Curitiba e sete estão ou já foram incubadas na Aceleradora Sistema Fiep. “Nossa aceleradora tem como missão ser um agente de desenvolvimento da indústria, apoiando e acelerando empreendimentos inovadores, auxiliando empresas que têm alto potencial de crescimento a obter acesso a mercado, capital e gestão. Estamos muito felizes em ver que nosso trabalho está dando certo”, afirma Priscilla Assahida, Consultora do Sistema Fiep.

Além do ranking geral, o Movimento 100 Open Startups criou categorias para destacar as empresas mais atrativas em cada segmento como indústria, educação, varejo e energia. A startup curitibana GoEpik, incubada na Aceleradora Sistema Fiep, ficou em primeiro lugar na categoria indústria e em quarto no ranking geral. O casal Wellington Moscon e  Priscila dos Santos Moscon, criadores da startup, também são fundadores da empresa Eruga, que se graduou no Sistema Fiep em 2017 e está em 38.º lugar no ranking. “É uma grande satisfação fazer parte dessa lista, pois mostra que estamos no caminho certo  e que nosso negócio está fazendo a diferença na indústria brasileira”, afirma Priscila, CEO da Eruga.

Embora tenham sido criadas pelas mesmas pessoas, as startups Eruga e GoEpik têm formas bastante diferentes de operacionalizar suas propostas. “A Eruga é 100% focada em treinamentos operacionais para a indústria. Já a GoEpik vem para facilitar o dia a dia do profissional da indústria, garantindo a execução de processos através da Realidade Aumentada”, explica Priscila.

Há pouco tempo incubada na Aceleradora Sistema Fiep, a startup Fohat ficou entre as dez empresas mais atrativas na categoria Energia. “O Sistema Fiep nos aproxima da indústria, que é o maior consumidor de energia elétrica. Isso nos permite construir nossas soluções junto aos clientes, focando em como melhorar a relação deles com o setor de energia. Nós acabamos de entrar na Aceleradora, ainda temos um longo caminho, mas pretendemos aproveitar ao máximo essa parceria”, conta Igor Ferreira, Founder e CEO da Fohat.

Também integrando a lista, a Tau Flow é uma startup que oferece para a indústria o acesso a tecnologia de ponta, através de simulações computacionais 3D. Graduados pelo Sistema Fiep em maio de 2017, este é o segundo ano que a empresa está no ranking. Para eles, o apoio do Sistema Fiep foi fundamental nesse processo. “A Aceleradora nos ajudou a modelar nosso negócio através do seu suporte em treinamento, e na aproximação com os potenciais clientes da indústria”, afirma  Marcílio Caetano, Sócio Fundador da Tau Flow.

Startups incubadas no Ranking Geral

GoEpik (4º) – Incubada

Eruga (38º) – Graduada

Vidya Techology (48º) – Incubada

Ubivis (51º) – Graduada

Tau Flow (54º) – Graduada

33 Robotics (77º) – Incubada

Fohat (10º na categoria Energia) – Incubada

100 Open Startups

Esta foi a terceira edição do 100 Open Startups. Nesse ano, 4,6 mil startups de todo o Brasil participaram do processo seletivo. Duzentas e vinte são do Paraná. O resultado foi divulgado no dia 4 de julho, em São Paulo.