Indústria de transformação gera mais de seis mil postos de trabalho em Pato Branco

Os principais setores industriais na cidade são metalmecânico, minerais não metálicos, madeiras e móveis e alimentos e bebidas A indústria da transformação é a terceira responsável por geração de empregos na em Pato Branco, com 6.430 postos de trabalho. O setor de serviços ocupa a primeira posição em vagas de trabalho, com 8.692 postos, e […]

Os principais setores industriais na cidade são metalmecânico, minerais não metálicos, madeiras e móveis e alimentos e bebidas

Maior parte das indústrias de transformação de Pato Branco é do setor metalmecânico.
Crédito: Gelson Bampi

A indústria da transformação é a terceira responsável por geração de empregos na em Pato Branco, com 6.430 postos de trabalho. O setor de serviços ocupa a primeira posição em vagas de trabalho, com 8.692 postos, e o comércio emprega 7.273 trabalhadores.

 Em relação às expectativas de novas vagas para aquecer a economia local, falando especificamente da indústria, em junho, a diferença entre o número de admitidos e desligados foi negativa. Ou seja, foram 98 vagas a menos em relação ao mês de maio. “O mercado de trabalho em nível nacional foi negativo. Ao longo do ano, esperava-se que houvesse uma recuperação lenta e gradual. Mas com a revisão do crescimento da economia para baixo, o mercado vai se ajustar a essa tendência. O que foi projetado pode não ser verificado. Além disso, o que tem dificultado a retomada é a greve dos caminhoneiros que afetou, principalmente, o setor de alimentos”, contextualiza Evânio Felippe, economista da Federação das Indústrias do Paraná.

 O industrial ainda está buscando ajustes em sua linha de produção para saber se irá ou não contratar. A greve dos caminhoneiros em maio continua impactando na produção das indústrias. Dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostram que o faturamento das indústrias brasileiras caiu 16,7%. Além disso, no Paraná, o aumento médio de 17% na conta de energia elétrica pressionou ainda mais o industrial da região. “O momento é de avaliar o cenário. O industrial está ajustando os custos em sua produção para fazer ou não novos investimentos”, sinaliza Felippe.

  A indústria em Pato Branco

Pato Branco acumulou, em 2015, R$ 3,1 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) – que mede as riquezas geradas em um município. A cidade exportou no primeiro semestre US$ 21,6 milhões. Os principais produtos são Carnes (70,4%); Aquecedores e fogões (14,3%), Móveis (4,5%) e Máquinas e Equipamentos (2,5%). “Os principais destinos dos produtos são Holanda, Paraguai, Japão e Emirados Árabes. A cidade tem uma pauta de exportação ligada com o potencial agroindustrial da região”, complementa o economista.

 Boa parte das indústrias em Pato Branco são estabelecimentos de Transformação (409). Os principais setores industriais são metalmecânico (123), minerais não metálicos (31), madeira e móveis (58) e alimentos e bebidas (44). A maior parte das indústrias (88%) é classificada como microempresas.

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR