Alunos e egressos do Colégio Sesi e Senai de Cascavel contam sobre suas histórias inspiradoras no VOA 2018

Evento promovido pelo Sistema Fiep tem como objetivo dar voz aos jovens com uma nova visão do futuro

Com milhares de alunos que já passaram ou estão no Colégio Sesi, Senai e Faculdades da Indústria em todo o estado, é natural que o Sistema Fiep tenha fomentado centenas de histórias que merecem ser conhecidas. Com metodologias que fomentam o empreendedorismo e desafiam constantemente os alunos a buscarem soluções inovadoras, dentro de sala de aula surgem muitos projetos que realmente impactam a vida das pessoas.

Com objetivo de disseminar boas ideias e mostrar as possibilidades de projetos que podem resolver problemas reais, o Sistema Fiep promove pelo segundo ano consecutivo o VOA – Vozes do Amanhã.

Neste ano, o evento ocorrerá em quatro cidades do estado, Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba. No dia 1 de agosto, às 19 horas, será na unidade de Sesi/Senai de Cascavel. Segundo Giovana Punhagi, Gerente Executiva de Educação do Sistema Fiep, os alunos têm excelentes ideias e precisam de um espaço não só para apresentá-las, mas para serem reconhecidos. “O VOA é uma oportunidade de os estudantes disseminarem suas ideias, pois nas aulas e oficinas que participam, são constantemente desafiados a criar, buscar soluções e mostrar suas aptidões”, comenta.

Em Cascavel, cinco alunos terão 10 minutos para se apresentar. “É uma honra poder representar meus colegas neste projeto”, afirma Izadora Holzbac, aluna do Colégio Sesi de Cascavel que criou a criar a ‘Bengala Amiga’, um bastão que, a partir de sensores, faz a leitura de cores e decifra o nome de estabelecimentos para cegos. Segundo a prefeitura, mais de 44 mil pessoas têm deficiência visual na cidade. “O dado nos fez pensar em como ajudar esta parcela da população”, explica Izadora.

O VOA Cascavel é gratuito e aberto para o público, mas as vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever no link www.sistemafiep.org.br/voa

Confira os projetos que serão apresentados no VOA Cascavel

Eduardo Felipe Benvegnir

Eduardo Felipe Benvegnir cresceu na mecânica do pai e se apaixonou pela área. Formado em Manutenção Automotiva, é finalista na WorldSkills 2019, maior competição de educação profissional do mundo, e hoje cursa Pedagogia para realizar o sonho de ser professor do Senai.

Rhyan Henrique Noel Basi

Aluno do Colégio Sesi e do Senai no Técnico em Eletromecânica, Rhyan criou o repelente de citronela contra o Aedes Aegypti, produzido durante as aulas de química. Com o projeto, conseguiu o 3º no Prêmio Cascavel de Inovação 2018.

Daniel Zago Dias

Aluno do Colégio Sesi e Senai do Técnico em Logística, Daniel desenvolveu uma caixa de abelhas sustentável, com plástico reciclável específico para alimentos. Ganhou o 1º lugar no Prêmio Cascavel de Inovação 2018. A ideia foi utilizada na First Lego League 2017.

Izadora Holzbach

Aluna do Colégio Sesi, desenvolveu um bastão que, a partir de sensores, faz a leitura de cores e decifra os nomes dos estabelecimentos para os cegos. O projeto já está inscrito em dois concursos e faz parte do 2º Desafio da Olimpíada de Ciências.

Luis Phelipe Busata Mariano

Aluno do Colégio Sesi e Senai no Técnico em Eletromecânica, desenvolveu uma bancada móvel para auxiliar profissionais que utilizam torno e outras máquinas para usinagem. Com o projeto, foi selecionado para participar do 9º Congresso Moveleiro.

Serviço:

VOA – Vozes do Amanhã

Data: 1 de agosto

Horário: 19 horas

Local: Sesi/Senai de Cascavel

Endereço: Rua Heitor Stockler de França, 161 – Jardim Maria Luiza

Inscrições: www.sistemafiep.org.br/voa