Alunos e egressos do Colégio Sesi e Senai de Cascavel contam sobre suas histórias inspiradoras no VOA 2018

Evento promovido pelo Sistema Fiep tem como objetivo dar voz aos jovens com uma nova visão do futuro

A busca por oferecer às pessoas com deficiência visual a autonomia e independência na hora do lazer foi o que motivou a jovem Izadora Holzbac, aluna do Colégio Sesi de Cascavel, a criar a ‘Bengala Amiga’, um bastão que, a partir de sensores, faz a leitura de cores e decifra o nome de estabelecimentos para cegos. Segundo a prefeitura, mais de 44 mil pessoas têm deficiência visual na cidade. “O dado nos fez pensar em como ajudar esta parcela da população”, explica Izadora.

O projeto Bengala Amiga e outras quatro ideias transformadoras serão apresentadas no VOA – Vozes do Amanhã, evento promovido pelo Sistema Fiep, que tem como objetivo disseminar as boas ideias de alunos e egressos do Colégio Sesi, cursos do Senai e Faculdades da Indústria, a fim de mostrar as possibilidades de projetos que podem resolver problemas reais. Cada aluno terá 10 minutos para se apresentar.

Neste ano, o VOA ocorrerá em quatro cidades do estado, Cascavel, Londrina, Maringá e Curitiba. No dia 1 de agosto, às 19 horas, será na unidade de Sesi/Senai de Cascavel. “É uma honra poder representar meus colegas neste projeto. Acredito que a Bengala Amiga é um produto inovador que pode ajudar uma parcela da população”, afirma Izadora.

O aluno do Colégio Sesi e do Senai do curso Técnico em Eletromecânica, Rhyan Henrique Noel Basi, criou um repelente de citronela capaz de combater o Aedes Aegypti. O projeto, que foi produzido durante as aulas de química, conseguiu o terceiro lugar no Prêmio Cascavel de Inovação 2018. “A ideia foi desenvolvida na Olimpíada de Ciências do Colégio Sesi, onde nos foi proposto criar algo capaz de informar e conscientizar a população sobre os riscos e como evitar o Aedes Aegypti. Estou muito feliz em mostrar nosso produto para outras pessoas.”

Segundo Giovana Punhagi, Gerente Executiva de Educação do Sistema Fiep, os alunos têm excelentes ideias e precisam de um espaço não só para apresentá-las, mas para serem reconhecidos. “O VOA é uma oportunidade de os estudantes disseminarem suas ideias, pois nas aulas e oficinas que participam, são constantemente desafiados a criar, buscar soluções e mostrar suas aptidões”, comenta.

O VOA Cascavel é gratuito e aberto para o público, mas as vagas são limitadas. Para participar é preciso se inscrever no link www.sistemafiep.org.br/voa

Confira os projetos que serão apresentados no VOA Cascavel

Eduardo Felipe Benvegnir

Eduardo Felipe Benvegnir cresceu na mecânica do pai e se apaixonou pela área. Formado em Manutenção Automotiva, é finalista na WorldSkills 2019, maior competição de educação profissional do mundo, e hoje cursa Pedagogia para realizar o sonho de ser professor do Senai.

Rhyan Henrique Noel Basi

Aluno do Colégio Sesi e do Senai no Técnico em Eletromecânica, Rhyan criou o repelente de citronela contra o Aedes Aegypti, produzido durante as aulas de química. Com o projeto, conseguiu o 3º no Prêmio Cascavel de Inovação 2018.

Daniel Zago Dias

Aluno do Colégio Sesi e Senai do Técnico em Logística, Daniel desenvolveu uma caixa de abelhas sustentável, com plástico reciclável específico para alimentos. Ganhou o 1º lugar no Prêmio Cascavel de Inovação 2018. A ideia foi utilizada na First Lego League 2017.

Izadora Holzbach

Aluna do Colégio Sesi, desenvolveu um bastão que, a partir de sensores, faz a leitura de cores e decifra os nomes dos estabelecimentos para os cegos. O projeto já está inscrito em dois concursos e faz parte do 2º Desafio da Olimpíada de Ciências.

Luis Phelipe Busata Mariano

Aluno do Colégio Sesi e Senai no Técnico em Eletromecânica, desenvolveu uma bancada móvel para auxiliar profissionais que utilizam torno e outras máquinas para usinagem. Com o projeto, foi selecionado para participar do 9º Congresso Moveleiro.

Serviço

VOA – Vozes do Amanhã

Data: 1 de agosto

Horário: 19 horas

Local: Sesi/Senai de Cascavel

Endereço: Rua Heitor Stockler de França, 161 – Jardim Maria Luiza

Inscrições: www.sistemafiep.org.br/voa