Coluna > Coluna semanal

Promoção da saúde do trabalhador

Programa Cuide-se + promove a saúde, oportunizando soluções relacionadas aos hábitos de vida do trabalhador da indústria

Desde 2012, por lei estadual, o mês de agosto é dedicado à prevenção e promoção da saúde do homem no Paraná. O objetivo é estimular uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico com frequência, não só quando as doenças já estiverem em estágios mais graves. De acordo com o IBGE, a expectativa de vida da população masculina é de 72,2 anos, enquanto a feminina atingiu 79,3. Isso quer dizer que, no Brasil, os homens vivem 7,1 anos menos do que as mulheres, em média.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) indica que isso ocorre por uma série de motivos. Entre eles, a falta da prática regular de exercícios físicos, maior exposição aos acidentes de trânsito e de trabalho e de situações de violência, alimentação inadequada e a não procura dos serviços de saúde, além do não cumprimento dos tratamentos recomendados.

Para contribuir com essa mudança de costumes e cultura, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta o Cuide-se +. O programa promove a saúde pela prevenção e educação, oportunizando soluções para todos os aspectos relacionados aos hábitos de vida do trabalhador da indústria, contribuindo para a redução de acidentes, das ocorrências de situação de risco e dos índices de absenteísmo.

Conheça alguns dos eixos do Cuide-se +

Prevenção do Câncer
A principal ação é a realização de exames de rastreamento, em unidades móveis totalmente equipadas e que chegam a todo o Estado. Nelas, a população masculina pode realizar exames para detecção precoce do câncer de próstata e pele, além de mama (homens representam 1% dos casos), e receber orientações para a prevenção da doença.

Estímulo a Atividades Físicas
O Sistema Fiep oferta uma série de consultorias em atividade física. Destaca-se o Movimente-se +, um programa inovador que une ginástica laboral e gamificação de forma econômica para as indústrias e estimulante para os colaboradores. Com ele, o trabalhador realiza aulas de ginástica laboral on line, ao vivo, além de utilizar um game com reconhecimento de movimentos. Também tem à disposição um ambiente virtual com conteúdos sobre saúde e um aplicativo que estimula a competição saudável entre equipes.

Prevenção ao Uso de Álcool e outras Drogas
Consultoria que fornece elementos para que o trabalhador reflita sobre situações de risco em relação ao uso e abuso de drogas, dentro e fora do ambiente de trabalho. Fortalece fatores de proteção, estabelecendo políticas sobre o tema, além de disponibilizar capacitação para lideranças.

Alimentação Saudável
Por meio do conhecimento sobre nutrição e estilo de vida, o Sistema Fiep dispõe de atendimentos clínicos nutricionais, palestras e oficinas que apoiam o trabalhador quanto a condutas saudáveis sobre alimentação. Neste segundo semestre, a Consultoria em Boas Práticas de Manipulação de Alimentos passa a apoiar as empresas a implementar em suas cozinhas industriais as normas da legislação sanitária federal, exigidas pela Anvisa.

Saúde Mental
Propõe estratégias de promoção da saúde mental do trabalhador, por meio da gestão dos riscos psicossociais no trabalho e de ações educativas e preventivas. A finalidade é promover um contexto laboral mais favorável ao fortalecimento e à manutenção da saúde mental do trabalhador ao longo de sua vida produtiva.

Prevenção de Doenças Crônicas
Estimula os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão e obesidade, a mudarem seus comportamentos em relação à saúde. O propósito é orientá-los para o controle das doenças e de possíveis agravos, por meio de intervenções interdisciplinares – educação física, nutrição, psicologia e enfermagem.

Para saber mais acesse sesipr.com.br/cuide-se-mais

About Author