Editorias Fiep > Estágio

Sistema Fiep reconhece melhores empresários, estudantes e instituições de ensino do Paraná

Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2018 aconteceu em 10 de agosto, no Campus da Indústria

O Sistema Fiep, por meio do IEL no Paraná, premiou as melhores empresas, estagiários e instituições de ensino do estado, na noite da sexta-feira (10), durante o Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio, realizado no Campus da Indústria, em Curitiba. Com apenas 22 anos, a jovem Yasmim Bacil, aluna do curso de Química na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), foi eleita como a melhor estagiária do Paraná. “Estou muito feliz com o prêmio. É algo que eu não esperava, mas é muito gratificante, pois significa que estou seguindo no caminho certo. Agradeço aos meus supervisores, que me apoiaram e incentivaram nesse processo. Além do conhecimento que adquiro, diariamente, na universidade, também aprendo muito no meu trabalho. É um conjunto de coisas que resultou nessa premiação.” Yasmin, além de troféu e certificado, também ganhou R$ 2 mil reais pelo primeiro lugar. O segundo lugar ficou com o estudante do curso de Engenharia Civil, Nilo Kruchelski.

O Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2018 tem como objetivo não só premiar os destaques paranaenses, mas reconhecer e estimular o aprimoramento dos programas de estágio. A categoria Empresa Destaque premiou organizações de grande, médio e pequeno porte. As ganhadoras foram, respectivamente, a Brose do Brasil, o Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec) e a Essencis. Todas ganharam um Workshop de Inovação, uma bolsa de pós-graduação da Faculdades da Indústria do Sistema Fiep, troféu e certificado. “Estamos muito felizes com o prêmio, pois é um reconhecimento de tudo o que fazemos. Somos uma empresa que acredita no desenvolvimento das pessoas e um dos incentivos que oferecemos aos estagiários é a oportunidade de um estágio internacional, com foco nos projetos de inovação apresentados na Brose”, afirma Suelen Kuretzki, Gerente de Recursos Humanos da empresa.

Segundo o Coordenador de Inovação, Gestão e Talentos do Sistema Fiep, Rafael Trevisan, participar do prêmio o oferece muitas vantagens. “O estagiário ganha não só experiência, mas visibilidade na sua área de formação e evidência no mercado de trabalho, o que torna o seu currículo mais competitivo”, avalia. “As empresas são vistas no mercado como uma organização preocupada com a inovação e eficiência em sua gestão de pessoas, além de reconhecimento em responsabilidade social; e as instituições de ensino se destacam no alinhamento dos seus projetos pedagógicos ao mercado de trabalho, aproximando-se do setor produtivo”, completa.

Neste ano, pela primeira mês, o Prêmio IEL reconheceu a empresa destaque em Prática Inovadora. Quem venceu a categoria foi a empresa Votorantim – Centro de Excelência. “Nós olhamos o programa de estágio como um importante meio de captação de talentos. É muito importante ganhar um prêmio como esse. Mostra que estamos no caminho correto, e que devemos continuar investindo cada vez mais em parcerias com universidades, buscando esses jovens para a nossa base de trabalho”, comenta Marcio Minoru Miyakava, Gerente Geral do Nucleo Financeiro da Votorantim Industrial.

Na categoria Instituição de Ensino Destaque, a Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR) conquistou o primeiro lugar e recebeu troféu, certificado e divulgação em mídia. O segundo lugar ficou para o Centro Universitário UniDomBosco. “O prêmio é um reconhecimento de um trabalho que fazemos há anos. Sempre procuramos desenvolver alguma iniciativa para estimular os estudantes a entrarem em contato com as empresas. O IEL é um parceiro nosso e essa premiação nos motiva a fazer melhor cada vez mais”, explicam os professores da UTFPR, Cindy Piassetta e Ricardo José Guimarães.

Cerca de 50 pessoas participaram do evento da 12.º edição do Prêmio IEL. Além da premiação, os participantes assistiram a palestra “Carreira e Profissional do Futuro” “Carreira e Profissional do Futuro”, com a Presidente da Associação Brasileira de RH (ABRH-PR), Susane Zanetti e Adeildo Nascimento, gerente executivo de Desenvolvimento de Negócios do Sistema Fiep. Segundo Suzane, é importante que os profissionais sempre se reinventem. “A vida é muito grande para ter apenas uma carreira. É possível sempre mudar, descobrir o que você gosta de fazer.

De acordo com Adeildo, as pessoas precisam entender que existe uma diferença entre vocação e ocupação. “É maravilhoso você trabalhar com algo que gosta, que sente prazer. Mas nem sempre isso ocorre. Nesses momentos, é fundamental entender que vocação é aquilo que te dá prazer em fazer e, por isso, é algo que não pode ser deixado de lado. Mas para conseguir fazer o que gosta, é preciso ter uma ocupação, que te dê estabilidade financeira. Você tem uma ocupação, mas vive a sua vocação”, diz.

Os primeiros colocados da 12.º edição do Prêmio IEL Melhores Práticas de Estágio 2018 agora concorrem ao prêmio nacional, que ocorrerá no dia 12 de setembro, em Goiânia.

 

Confira os vencedores

 

Empresa Pequeno Porte

Essencis Soluções Ambientais

Empresa Médio Porte

Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento – LACTEC

Empresa Grande Porte – 2.º lugar

Terminal de Contêineres de Paranaguá -TPC

Empresa Grande Porte – 1o lugar

Brose do Brasil

Empresa Destaque – Interior do Paraná

Santa Maria Cia de Papel e Celulose

Empresa Destaque Prática Inovadora

Votorantim – Centro de Excelência

Instituição de Ensino – 2.º lugar

Centro Universitário UniDomBosco

Instituição de Ensino – 1.º lugar

Universidade Federal Tecnológica do Paraná

Estagiário – 2.º lugar

Nilo Kruchelski

Estagiário – 1.º lugar

Yasmim Bacil

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.