Coluna > Coluna semanal

Novas perspectivas para a indústria

Eventos como o 9º Congresso Nacional Moveleiro, que acontece esta semana, em Arapongas, proporcionam atualização a empresários e profissionais do setor

Buscar atualização, conhecer as principais tendências de mercado, trocar experiências com outros empreendedores e abrir novas possibilidades de negócios. Esses são alguns dos benefícios proporcionados a quem participa de eventos como feiras, seminários e encontros voltados a seu respectivo segmento.

E é com esse objetivo que o Sistema Fiep promove eventos focados na apresentação de novas perspectivas para empresários, executivos e profissionais dos mais variados setores industriais. Um dos exemplos disso é o Congresso Nacional Moveleiro, que chega a sua nona edição. Referência para a indústria de móveis brasileira, o Congresso pretende estimular a criatividade e ser elo para a geração de negócios no setor.

Virtual + Real
Este ano, o evento acontece entre esta quarta e sexta-feira (15 a 17), no Centro de Eventos Expoara, em Arapongas, principal polo moveleiro do Paraná. O tema desta edição é “Virtual + Real – Convergir para gerar vantagem competitiva”. A abertura terá palestra da empresária Luiza Helena Trajano, diretora da rede de lojas Magazine Luiza, que vai levar o case de mercado “Magalu e a era digital”, falando de empreendedorismo, digitalização, governança e futuro do país.

O evento também terá foco em tendências e novidades do design, trazendo palestras com especialistas da área, além de apresentações sobre cenários do mercado moveleiro, inovação e competitividade. O Congresso será encerrado com a palestra do economista e velejador Amyr Klink, com o tema “Estratégia e Planejamento – do real ao digital para acertar”.

Negócios
Para quem busca oportunidades de negócios, o Sebrae/PR e a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel) promovem, durante o Congresso, encontros entre compradores e empresários do setor moveleiro. Serão de 30 a 40 compradores nacionais, como lojistas, redes de hotéis e operadores de e-commerce do Paraná, Santa Catarina e de São Paulo.

Já para os industriais que estão de olho no mercado externo, a Abimóvel, em parceria com a Apex-Brasil, promove rodadas de negócios internacionais com compradores estrangeiros. A agenda contará com cerca de 50 importadores de países como Chile, México, Estados Unidos, Europa e Emirados Árabes. O objetivo é consolidar a região Norte do Paraná como referência na produção de móveis, abrindo novos mercados aos empresários do setor.

Criatividade e inovação
O 9º Congresso Nacional Moveleiro também vai premiar novos talentos. Dez projetos de móveis inovadores, desenvolvidos por alunos do Colégio Sesi do Paraná, estarão em exposição por meio de protótipos baseados em realidade virtual e aumentada. Eles foram desenvolvidos durante uma oficina de aprendizagem em que os alunos foram desafiados a buscar soluções para o mercado moveleiro. Os vencedores do concurso ganharão uma viagem para um congresso internacional.

Na mesma linha, acontece o Hackathon, uma maratona em que profissionais de diferentes áreas serão desafiados a construir soluções aplicáveis em máquinas que auxiliem a indústria moveleira na era da manufatura digital. Para completar a programação, acontece também a exposição Casa & Mobília, resultado de uma pesquisa que previu que o design de móveis se tornaria cada vez mais democrático, fazendo parte da vida das pessoas de todas as classes sociais.

E para quem quer conferir a realidade do mercado, o Congresso dividirá espaço com a MostraMóveis, que também acontece no Expoara. Serão 60 expositores da indústria moveleira de São Paulo, Paraná e Santa Catarina mostrando suas novidades.

Saiba mais sobre o 9º Congresso Nacional Moveleiro

Data: 15 a 17 de agosto
Local: Centro de Eventos Expoara – Arapongas
Inscrições e programação: congressomoveleiro.org.br

About Author