Sistema Fiep promove workshop sobre inovação no Campus da Indústria

Durante o evento, os participantes realizam autoavaliação de suas empresas, sistematizando pontos de melhoria e possíveis soluções para ampliar a competitividade

Com objetivo de incentivar o desenvolvimento, sistematizando pontos de melhoria e possíveis soluções para ampliar a competitividade das indústrias, o Sistema Fiep promove na próxima quarta-feira (22), no Campus da Indústria, o Workshop de Investimentos para Inovação. Direcionado a diretores de empresas de grande e médio porte, o evento terá a presença de dois agentes da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep), que irão apresentar as principais linhas de fomento para inovação.

A dinâmica do evento é informal e pretende aproximar empresários e agentes de crédito (Sistema Fiep, Agência Paraná de Desenvolvimento, BRDE, Fomento Paraná). “O empresário quer o diagnóstico de inovação, mas também precisa discutir as ideias, os planos, por isto este espaço é importante”, afirma Augusto Machado, coordenador da Bússola da Inovação do Sistema Fiep. “No evento ele levanta as dificuldades e já dialoga diretamente com o agente de crédito na hora.”

Após uma conversa inicial, os participantes fazem uma autoavaliação com apoio de uma ferramenta online. É uma sequência de perguntas que resulta em uma avaliação, sintetizando os pontos fortes e fracos da empresa, representados em um gráfico radar. Em seguida, os agentes de crédito fazem uma abordagem sobre as principais linhas de fomento, abrindo espaço para um posterior bate-papo. Também serão apresentados alguns cases de sucesso de empresas que alcançaram bons resultados com os financiamentos.

Balanço do primeiro semestre

Entre março e junho, já foram realizados 22 workshops com cerca de 400 participantes. Entre as cidades que receberam o evento estão Ampére, Apucarana, Arapongas, Araucária, Bandeirantes, Campo Largo, Cascavel, Curitiba CIC, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Irati, Londrina, Maringá, Palmas, Palotina, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio da Platina, São José dos Pinhais, Terra Roxa e Toledo.

A Bússola da Inovação do Sistema Fiep incentiva o processo de inovação na indústria. Para isso, inclui uma pesquisa online na qual, após o preenchimento, os gestores têm acesso a um diagnóstico personalizado de inovação. A iniciativa é dirigida às indústrias de todos os portes, segmentos e regiões do Paraná, e mais de duas mil empresas já foram beneficiadas nas edições anteriores. Mais informações sobre o programa em www.bussoladainovacao.org.br; bussoladainovacao@fiepr.org.br

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.