Coluna > Coluna semanal

A construção coletiva do futuro do Paraná

Consulta pública do projeto Paraná 2040 segue aberta até 31 de agosto

Definir prioridades para o futuro de um município, um estado ou um país é um trabalho que precisa da colaboração de toda a população. Possibilitar que isso aconteça é justamente um dos objetivos do projeto Paraná 2040, iniciativa que vai construir um plano de desenvolvimento de longo prazo para o estado. Além de definir os desafios que precisam ser superados pelo Paraná nas próximas décadas, o projeto também vai apresentar um modelo de governança, com participação da sociedade, para que as ações sejam colocadas em prática.

Com condução técnica do Observatório Sistema Fiep, área que elabora estudos prospectivos para melhoria da competitividade da economia paranaense, o Paraná 2040 está dividido em três etapas. Na primeira, atualmente em andamento, o projeto está com uma consulta pública aberta. Até a próxima sexta-feira (31), qualquer pessoa pode, por meio de uma plataforma web, validar desafios previamente levantados e sugerir outras prioridades que considerar importantes para o estado.

Publicações
Após o encerramento da consulta pública, as sugestões serão compiladas e inseridas no Livro Verde. A primeira das três publicações previstas no projeto apresentará os principais desafios para o desenvolvimento do Paraná, que estão divididas em nove dimensões. O livro será lançado em setembro, sendo disponibilizado para todos os candidatos que concorrem nas eleições deste ano no estado.

Nas etapas seguintes, previstas para o início de 2019, serão elaborados os Livros Branco e Azul. O primeiro apresentará um plano de ação, detalhando a rota que deve ser seguida para que o estado supere os desafios apontados no Livro Verde. Já o último proporá um modelo de governança, com a distribuição de responsabilidades entre os diferentes atores da sociedade, para que o Paraná 2040 seja, de fato, colocado em prática.

PRIORIDADES PARA O DESENVOLVIMENTO
A consulta pública apresenta, para validação, desafios para o futuro do Paraná, divididos em 9 dimensões. Conheça alguns deles:

  • Meio ambiente: biodiversidade, recuperação de áreas degradadas, impactos ambientais, gestão ambiental.
  • Governança e gestão pública: transparência, controle social, modelo de governança, serviços públicos, finanças, planejamento.
  • Educação, ciência e tecnologia: qualidade, universalização do acesso, analfabetismo, profissionalização na nova economia, pesquisa, desenvolvimento e inovação.
  • Cultura e coexistência social: produção cultural, economia criativa, minorias sociais, envelhecimento populacional, imigração, conscientização política.
  • Infraestrutura: transporte e mobilidade, acessibilidade, habitação, saneamento, energia, comunicação e conectividade.
  • Saúde: acesso à saúde, infraestrutura e tecnologia, profissionalização, prevenção, gestão e inteligência em saúde.
  • Segurança: infraestrutura de segurança, sistemas de inteligência, fronteiras, criminalidade, sistema penitenciário, justiça e corrupção.
  • Territorialidade: potencialidades regionais, territórios inovadores, integração regional, fronteiras, desigualdades socioespaciais.
  • Economia e negócios: mercado de trabalho, agregação de valor, cadeias produtivas, fomento, ambiente de negócios, internacionalização, tributação.

Para conhecer todos os desafios propostos e apresentar novas sugestões, acesse parana2040.org.br.

About Author