Sistema Fiep traz palestrantes internacionais para evento sobre baterias

Com objetivo de promover o desenvolvimento e inovação na aplicação de diferentes tecnologias em baterias a base de lítio e chumbo-ácido, o ‘Workshop Internacional sobre Inovação em Baterias’ trouxe especialistas do MIT e Alemanha

Com auditório lotado, o Sistema Fiep, por meio do Instituto Senai de Inovação (ISI) em Eletroquímica, promoveu o ‘Workshop Internacional sobre Inovação em Baterias’ nesta quarta (29). O evento trouxe palestrantes nacionais e internacionais, que contribuíram com argumentos e exemplos, para o desenvolvimento da aplicação de diferentes tecnologias em baterias a base de lítio e de chumbo-ácido. Com oito palestrantes, o workshop trouxe especialistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) dos Estados Unidos e do Instituto Fraunhofer (IFAM) da Alemanha, ambas instituições internacionais parceiras do Sistema Fiep e que são referência no mundo, quando se trata de tecnologia e inovação.

Superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares fez a abertura do evento e ressaltou a importância da ocasião para o desenvolvimento das indústrias. “Quem está participando deste workshop tem a oportunidade de se atualizar com o que existe de mais moderno no mundo em relação ao tema. Com toda a tecnologia de ponta apresentada pelos palestrantes, queremos mostrar para as indústrias que elas podem fazer sempre mais”, disse.

As palestras abordaram temas variados, como os avanços no armazenamento de energia, pesquisa em materiais aplicados à tecnologia de baterias, projeto de extração e produção de lítio operado pela Sigma Mineração, oportunidades transformadoras em baterias de Íons-Lítio, processamento avançado e design de célula em baterias de estado sólido, oportunidades para a inovação radical em baterias de chumbo-ácido, melhora de desempenho de baterias de chumbo-ácido e desafios do armazenamento e gestão de energia elétrica em automóveis.

De acordo com o gerente de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep, Felipe Couto, o intuito é que os empresários entendam melhor essas tecnologias utilizadas no exterior e saiam do evento preparados para aplica-las em sua realidade. “O tema baterias é o principal desafio dentro das indústrias. Queremos mostrar para as empresas que elas podem desenvolver produtos de qualidade com a matéria-prima presente no país, aumentando sua competitividade e produtividade em relação ao cenário internacional.”

O workshop foi direcionado a todos os profissionais da indústria que gostariam de aumentar seu conhecimento sobre o desenvolvimento de sistemas de armazenamento de energia. Participante do evento, o engenheiro eletricista André Lima Buzzá está desenvolvendo o mestrado na área e marcou presença justamente para ampliar seu conhecimento sobre as diferentes aplicações. “É o momento oportuno para estar por dentro das novidades e, dessa forma, aprimorar meus conhecimentos com as tendências trazidas pelos palestrantes e resolver problemas e questões atuais”, explica.

O evento aconteceu no Campus da Indústria e reuniu profissionais de indústrias todo o país. Mais informações sobre o trabalho do ISI Eletroquímica podem ser encontradas em www.senaipr.org.br/instituto-de-inovacao