Alunos paranaenses participam da 19.º formatura do Programa Miniempresa

354 estudantes, de 14 escolas, foram reconhecidos e premiados pelo trabalho realizado no programa desenvolvido pela Junior Achievement em parceria com o Sistema Fiep

Ter uma ideia, saber como desenvolvê-la, criar um produto, arrecadar recursos, estabelecer fluxo de caixa, trabalhar na gestão de pessoas. Isso tudo faz parte da vida de quem é empreendedor. Ao criar uma empresa, é preciso não só ter conhecimento, mas saber como aplicá-lo. Com o objetivo de promover o empreendedorismo juvenil foi desenvolvido o Programa Miniempresa, criado pela Junior Achievement, em parceria com o Sistema Fiep. No programa, os alunos passam quinze semanas recebendo treinamento e mentoria com foco nas áreas de finança, marketing, ética e relações humanas. Durante esse período é que as ideias vão surgindo e os jovens têm a possibilidade de criar o seu próprio negócio. “Oferecemos uma metodologia educacional diferenciada, onde adolescentes recebem mentoria e aprendem a criar um microempreendimento, desenvolver um produto, arrecadar recursos, como chegar no preço médio e como vender o produto final”, explica Anna Karina Boszczowsk, diretora executiva da Junior Achievement.

Nesta segunda-feira (3), 354 alunos paranaenses, de 14 escolas de Curitiba e região, participaram da 19.º formatura do Programa Miniempresa, que ocorreu no Campus da Indústria, em Curitiba. O evento contou com a presença do presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo e da presidente do Conselho Consultivo da Junior Achievement, Sueli Campagnolo. “Ser empreendedor não é uma tarefa simples e, por isso, é importante que ao empreender, você sempre se sinta motivado, pense em novas ideias e tente mudar o cenário que está vivendo. Estamos muito felizes em ver tantos jovens inovadores aqui”, comentou Sueli.

Nos mais de cem dias que participam do programa, os jovens têm a oportunidade de desenvolver grandes ideias. É o caso da estudante Ana Leticia Gaiovicz, 16 anos, que junto com a sua equipe criou a miniempresa Plantae. Eles desenvolveram um vaso autoirrigável, em que cordas absorvem a água e levam para a terra. “Pensamos em algo que fosse sustentável e colaborasse para o meio ambiente. Então chegamos no vaso autoirrigável, que além de não desperdiçar água, também não atrai insetos. É ecológico, útil e prático. A água colocada no suporte dura até 15 dias”, explica Ana.

A miniempresa Card.ê desenvolveu uma carteira prática para celular em que é possível guardar dinheiro, cartões, documentos e até fone de ouvido. As ideias dos alunos vão desde camisetas personalizadas até cobertor térmico para moradores de rua. “Nosso objetivo é oferecer essa experiência aos jovens, para que eles tenham uma visão do que é uma empresa, as dificuldades e vantagens de ser empreendedor”, afirma Anna Karina.

Na formatura, além de receber certificados por terem participado do programa, a Junior Achievement também premiou os melhores projetos. Na categoria Prêmio de Produto Destaque, quem venceu foi a Miniempresa Aquece, que desenvolveu uma coberta térmica e impermeável, para ser entregue aos moradores de rua de Curitiba.

Feira Miniempresas

Uma das fases mais importantes do Programa Miniempresa é a feira de exposições, momento em que os alunos já estão com a empresa criada e já desenvolveram os seus produtos. Eles expõem e fazem a venda dos produtos para a população. Neste ano a Feira de Miniempresas ocorreu no Shopping Estação.

Confira as miniempresas destaques 2018

Prêmio de Produto Destaque

Miniempresa Aquece – Colégio Marista  Paranaense

Prêmio de Produção:

1.º:Miniempresa Creuza – Colégio Positivo Hauer

Destaque:  Miniempresa Desenrolados – Colégio Positivo Ângelo Sampaio

Prêmio Gestão Financeira:

1.º: Miniempresa Card.ê? – Colégio Positivo Ângelo Sampaio

Destaque:  Miniempresa Bio Job – Colégio Estadual Hildebrando de Araújo

Prêmio Marketing:

1.º: Aquece – Colégio Marista Paranaense

Destaque: Miniempresa Creuza – Colégio Positivo Hauer

Prêmio Gestão de Pessoas: 

1°lugar: Miniempresa PHB – Colégio Estadual Santa Cândida

Destaque: Miniempresa Eco Holder – Colégio Destaque

Ranking geral, que contempla a somatória das notas de todas as categorias

1°: Card.ê? – Colégio Positivo Ângelo Sampaio

2°: Aquece – Colégio Marista Paranaense

3°: Cellity – Colégio Marista Santa Maria

Sobre o programa Miniempresa – Junior Achievement

Entusiasmar jovens para conhecer o mercado de trabalho é um dos caminhos para descobrir novas lideranças e estimular a criação de novos produtos e serviços. A Instituição, sem fins lucrativos, tem o objetivo de incentivar o espírito empreendedor ainda na escola, ampliando o desenvolvimento pessoal e proporcionando uma visão clara do mundo dos negócios.

Confira a galera de imagens

Sistema Fiep - Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Av. Cândido de Abreu, 200 - Centro Cívico - 80530-902 - Curitiba-PR