Jovens apresentam ideias inovadoras no Vozes do Amanhã

Alunos e egressos do Colégio Sesi, Senai e Faculdades da Indústria mostraram projetos modernos e contaram suas experiências

O poder das metodologias de ensino do Sistema Fiep, que fomentam o empreendedorismo e desafiam constantemente os alunos a buscarem soluções inovadoras dentro de sala de aula, puderam ser vistas no palco do VOA – Vozes do Amanhã, que ocorreu na noite desta segunda-feira (03), no Campus da Indústria, em Curitiba. O evento, promovido pelo Sistema Fiep, tem como objetivo disseminar as boas ideias de alunos e egressos do Colégio Sesi, cursos do Senai e Faculdades da Indústria, que podem resolver problemas reais.

Cinco projetos inovadores foram selecionados e cada grupo de estudantes teve 10 minutos para apresentar. “O VOA é uma oportunidade de os estudantes disseminarem suas ideias, pois nas aulas e oficinas que participam, são constantemente desafiados a criar, buscar soluções e mostrar suas aptidões”, afirma Giovana Punhagui, gerente executiva de Educação do Sistema Fiep.

Aluna concluinte do curso Técnico em Logística, do Senai em Ponta Grossa, e estudante no 3.º ano do Ensino Médio no Colégio Sesi, Fernanda Silva apresentou emocionada o projeto “Conte com o Senai”, que fala sobre a importância do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI). Com o projeto, a estudante também participou do Desafio Senai de Projetos Integradores, do Grand Prix de Inovação Nacional e da Olimpíada do Conhecimento, que ocorreu em Brasília, em julho deste ano. “O Sistema Fiep fez toda a diferença em minha vida. Sou muito grata por ter sido selecionada para o VOA e estou muito feliz por apresentar minha ideia para todos”, comenta.

Os primeiros a subirem ao palco foram Raquel Fernandes e Fernando Casare, que criaram o projeto Moda Inclusiva, onde o objetivo é produzir roupas bonitas e com preço acessível para pessoas com deficiência física. A Raquel, formada em Engenharia e professora do ensino superior, e o Fernando, formado em Biologia e com doutorado na área, são alunos do curso técnico de Modelagem do Vestuário do Senai, “No Brasil existem mais de 45 milhões de pessoas com deficiência. Dessas, apenas 0,8% então inseridas no mercado de trabalho. Sabemos da dificuldade que essas pessoas têm para serem vistas. Acreditamos que encontrar uma roupa que seja fácil de vestir e, ao mesmo tempo, seja bonita e com um preço bom, pode melhorar a vida dessas pessoas”, afirma Raquel.

Neste ano, além de Curitiba, o VOA já passou por Cascavel e Londrina. Em 04 de outubro, chega a Maringá. O evento é gratuito e aberto ao público, mas tem vagas limitadas. As inscrições podem ser feitas pelo site sistemafiep.com.br/voa, onde também é possível conhecer a programação e acessar os vídeos das apresentações.

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.