Integrantes do Conselho de Educação do Sistema Fiep visitam unidade da Bosch

Eles conheceram ações educacionais desenvolvidos pela empresa em parceria com a entidade

Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, fez a abertura do encontro (Fotos: Gelson Bampi)

Representantes de indústrias que integram o Conselho Temático da Educação do Sistema Fiep visitaram, nesta quinta-feira (13), as instalações da Robert Bosch. A unidade da multinacional instalada na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) é referência em ações educacionais, destacando-se o Centro de Educação Infantil Kinderhaus, que atende filhos de colaboradores, e uma escola de formação técnica para jovens.

Confira mais fotos da visita

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que participou do encontro, destacou que a Bosch é uma das grandes parceiras da entidade. “Temos uma cooperação de dezenas de anos e ficamos felizes de contar com a colaboração da empresa também neste Conselho de Educação”, afirmou, referindo-se ao fórum criado pelo Sistema Fiep com o objetivo de possibilitar às indústrias um canal para que possam opinar sobre as ações educacionais da entidade.

Campagnolo ressaltou, ainda, que o momento atual, em que o período eleitoral possibilita a discussão sobre diversas áreas, é importante para se cobrar um maior planejamento de longo prazo para os programas de educação. “O setor produtivo precisa se aglutinar, propor um planejamento de políticas públicas para um melhor ambiente de negócios no Paraná e no Brasil. E a educação é justamente um dos eixos mais importantes desse planejamento”, disse.

Integrantes do Conselho conheceram o centro de educação infantil voltado para filhos de colaboradores da Bosch

Educação como prioridade
O gerente de Recursos Humanos da Robert Bosch Curitiba, Duilo Damaso, agradeceu pelo fato de a empresa ter sido escolhida para receber a reunião do Conselho. “A educação está nos fundamentos da Bosch. Toda nossa ação social é voltada para a transformação por meio da educação”, declarou.

Para conhecer como funciona esse princípio na prática, os integrantes do Conselho conheceram duas estruturas voltadas para a educação instaladas pela empresa na própria unidade. A primeira foi o Centro de Educação Infantil Kinderhaus. Inaugurado em 2016, o projeto foi feito em parceria com o Sesi, com proposta pedagógica bilíngue e utiliza a metodologia de oficinas de aprendizagem. O centro atende 100 crianças, desde berçário até o Pré 2. São todos filhos de colaboradores, sendo que as mães que trabalham na empresa têm prioridade para matrícula, como forma de dar condições para que possam se dedicar com mais tranquilidade a suas carreiras.

Empresa homenageou o Sistema Fiep por parcerias em ações educacionais

Além disso, os conselheiros visitaram as instalações da escola que a Bosch mantém dentro da fábrica para jovens aprendizes, a Engineering Technology Services (ETS). São 400 metros quadrados de área, ao lado da linha de produção, com 55 postos de trabalho, 27 equipamentos e 4 impressoras 3D, em que são treinados os aprendizes da empresa. As aulas também são em parceria com o Sistema Fiep. Os alunos fazem 50% das aulas teóricas no Senai e 50% das aulas práticas na ETS. Atualmente, a ETS vem investindo também em aprendizagens ligadas ao conceito de Indústria 4.0.

Ao final da visita, diretores da Bosch entregaram uma homenagem ao Sistema Fiep, agradecendo a longa parceria nessas e em outras ações educacionais. A placa foi recebida pelo superintendente do Sesi e do IEL no Paraná e diretor regional do Senai, José Antonio Fares, e por vice-presidentes da entidade.

About Author