Coluna > Coluna semanal

Indústria apresenta prioridades aos candidatos

Sistema Fiep elaborou documento em que aponta as ações prioritárias para alavancar a competitividade do segmento nos próximos anos

Com o objetivo de apresentar propostas e debater as demandas do setor, o Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná promove, na terça-feira (18), o Encontro dos Candidatos ao Governo do Estado com as Lideranças Industriais Paranaenses. Para o evento, que acontece das 8h30 às 12h30, no Campus da Indústria, em Curitiba, foram convidados os quatro candidatos mais bem posicionados nas pesquisas de intenções de voto: Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD), Cida Borghetti (PP), João Arruda (MDB) e Dr. Rosinha (PT).

A participação de cada um deles terá duração de 50 minutos. Serão 20 minutos para apresentação de suas propostas, seguidos de 25 minutos para responder perguntas dos industriais e 5 minutos para encerramento. O encontro com os candidatos ao governo do Estado será aberto para cerca de 100 lideranças convidadas, incluindo diretores do Sistema Fiep, presidentes de sindicatos filiados à entidade e outros empresários.

Master Plan
O período eleitoral é o momento propício para que o setor industrial torne públicas suas demandas e suas propostas, com o objetivo de contribuir para o planejamento daqueles que vão administrar o Paraná e o Brasil a partir do próximo ano. Cumprindo seu papel de legítimo representante da indústria paranaense, o Sistema Fiep elaborou um documento, que será entregue aos candidatos, em que aponta as ações consideradas prioritárias para alavancar a competitividade do segmento nos próximos anos.

O documento foi baseado no Master Plan de Competitividade para a Indústria Paranaense 2031, trabalho de priorização de demandas feito por lideranças do segmento. Ele apresenta 30 desafios prioritários a serem trabalhados nos próximos anos em prol da competitividade da indústria. Dentro desses desafios, são apontadas 100 ações mais relevantes para o desenvolvimento do setor. Todas essas propostas estão divididas em 12 fatores-chave, que incluem áreas como educação, infraestrutura, inovação, política econômica, gestão pública, relações de trabalho e tributação, entre outras.

O Master Plan parte do princípio de que o desenvolvimento do setor industrial, fator fundamental para garantir uma economia forte, com geração de mais empregos, renda e riquezas para toda a sociedade, depende de uma série de ações. Muitas delas cabem às próprias empresas, que investem constantemente no aumento da qualidade e produtividade de seus processos internos. É fato, porém, que o aumento da competitividade da indústria também está intimamente ligado a uma série de medidas e políticas públicas que possibilitem um ambiente mais favorável aos negócios e ao empreendedorismo.

Presidenciável
No mesmo dia, a partir das 14 horas, o Sistema Fiep recebe o candidato à presidência da República pelo MDB, Henrique Meirelles. Também no Campus da Indústria, ele apresentará suas propostas em um diálogo com as lideranças industriais.

Com essas ações, o Sistema Fiep se posiciona de maneira transparente, dentro do processo democrático, a favor de um maior impulso para a indústria e para o desenvolvimento do Paraná.

Propostas para a competitividade da indústria

  • 12 fatores-chave de competitividade: educação, meio ambiente e sociedade, financiamento produtivo, infraestrutura, relações de trabalho, tributação, política econômica, política e gestão públicas, mercados, segurança jurídica e burocracia, inovação, produtividade.
  • 30 desafios para o desenvolvimento da Indústria: desafios prioritários a serem trabalhados nos próximos anos em prol da competitividade da indústria.
  • 100 propostas de ações prioritárias: conjunto de ações prioritárias para o desenvolvimento da indústria paranaense.

About Author