Outubro Rosa: eixo de prevenção ao câncer do Sesi Cuide-se+ realiza exames para diagnóstico precoce

Programa já realizou mais de 24 mil exames de modo itinerante somente até setembro deste ano

Desde 1990 outubro é mundialmente conhecido como o mês de prevenção ao câncer de mama. Neste período, conscientiza-se a população sobre a doença e a importância da realização periódica de exames de diagnóstico para a redução da mortalidade. Para se ter ideia, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se que mais de 59 mil novos casos de câncer de mama sejam diagnosticados neste ano no Brasil. No entanto, quando detectado precocemente, o índice de cura chega a 95%.

Com o objetivo de promover a saúde do trabalhador da indústria e a competitividade do setor, o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, oferta desde 2014 o programa Cuide-se + que, de modo itinerante, realiza exames preventivos.

O eixo de prevenção ao câncer do Cuide-se + prioriza o atendimento às indústrias, mas também visita sindicatos e prefeituras. “As unidades móveis são adaptadas para que os exames sejam realizados nas próprias indústrias, empresas ou sindicatos”, conta Fabiana Tozo, coordenadora do eixo. “As unidades móveis têm salas separadas para cada especialidade atendida, além de uma equipe especializada para atender aos trabalhadores”, explica.

“O benefício é para o trabalhador, que têm acesso fácil aos exames de qualidade sem precisar se ausentar do trabalho, e para a indústria, que pode evitar e diminuir o número de afastamentos dos empregados, o que gera um impacto econômico na empresa, além de conseguir manter a produção em dia”, diz Fabiana.

Os exames realizados nas unidades móveis são encaminhados para laboratórios credenciados e o Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, separa os resultados negativos dos que tiveram alguma alteração e encaminha o parecer para o trabalhador. Os exames alterados chegam para o paciente com uma carta que indica o caminho a ser seguido. “A equipe de saúde do Sesi no Paraná elabora uma orientação para que o cidadão saiba qual o próximo passo”, explica Fabiana.

Somente até setembro deste ano, 157 empresas já foram atendidas, ultrapassando a marca de 24 mil exames realizados nas unidades móveis do Cuide-se +, entre eles mamografia, papanicolau, exames de pele e o exame Antígeno Prostático Específico (PSA), que detecta câncer de próstata.

Até dezembro, as unidades móveis do Cuide-se + passarão por aproximadamente 60 cidades localizadas nas regiões Noroeste, Oeste, Campos Gerais e RMC, como Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Campo Mourão e Cianorte.

Cuide da sua saúde

Realizar os exames no tempo certo é uma medida tão importante quanto adotar hábitos saudáveis e cumprir uma rotina de exercícios físicos em busca de uma saúde melhor. No caso das mulheres, o papanicolau pode identificar não só o câncer de colo de útero, como inflamações e doenças sexualmente transmissíveis. O exame deve ser realizado uma vez por ano, assim que a mulher iniciar sua vida sexual. No caso da mamografia, o ideal é que ao completar 40 anos comece a fazer o exame anualmente.

Para saber mais acesse www.sesipr.org.br/cuide-se-mais

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.