Sistema Fiep reconhece melhores projetos do Programa Miniempresa de suas unidades de ensino

As cerimônias de formatura premiaram as ideias mais criativas de Curitiba e região metropolitana, Noroeste, Norte, Campos Gerais e Sudoeste do Paraná

“Um sonho que se tornou realidade.” Essa frase representa o sentimento da achiever Keller Machado dos Santos, (aluna participante) e integrante da miniempresa PCDreams, premiada com o primeiro lugar durante a formatura do Programa Miniempresa da Regional Curitiba e RMC deste ano. Criado pela Junior Achievement e implementado em todas as unidades de educação do Sistema Fiep, o programa reconheceu os melhores projetos das regiões de Curitiba e região metropolitana, Noroeste, Norte, Campos Gerais e Sudoeste do Paraná. Ao total, foram 32 equipes premiadas.

O objetivo do Miniempresa é incentivar o espírito empreendedor nos alunos, oferecendo suporte no desenvolvimento de ideias, criação de produto, arrecadação de recursos, organização de fluxo de caixa e orientação na gestão de pessoas.

Entre os produtos desenvolvidos pelas equipes estão almofadas, aparadores, suportes de celular, puffs e bolsas. Com a proposta de um puff ecologicamente correto feito a partir de pneus usados, a equipe Pufftex, de Apucarana, foi premiada em 1º lugar no Norte do Paraná. “Aprendemos não somente as técnicas e ferramentas formais de organização, mas também a importância da atitude, do trabalho em equipe, do relacionamento e da harmonia no trabalho, pois em pouco tempo nos conhecemos, interagimos, pensamos, decidimos e superamos juntos”, explica Lucas Felipe da Silva Vaz, achiever e diretor de RH da Miniempresa PuffTex. “Provamos para todos os envolvidos neste projeto, inclusive a nós mesmos, que se acreditarmos em algo, somos capazes de alcançar com planejamento, atitude, disciplina e bom relacionamento”, completa.

Os mentores, denominados advisers, têm papel fundamental no desenvolvimento das miniempresas e com a Wood Cones Aparadores não foi diferente. “A wood cones fez nascer e crescer um espírito empreendedor e foi impressionante ver a equipe unidade em prol do projeto”, explica Joseane Schreiber, adviser na miniempresa Wood Cones Aparadores. “Ser adviser da miniempresa fez meus olhos brilharem por uma causa onde os alunos colocaram o coração, trabalharam em equipe de forma integrada e colaborativa, despertando em mim um sentimento de criatividade, cooperação demostrando como a união de grupos heterogêneos conseguem desenvolver um produto espetacular ”, ressalta Joseane.

Os três vencedores da categoria Miniempresa de cada regional participarão da etapa estadual que acontecerá em Curitiba, durante o Congresso Sesi ODS, no próximo dia 30 de outubro no Campus da Indústria.

O Sistema Fiep, por meio do Sesi e Senai no Paraná, é umas das empresas mantenedoras da Junior Achievement no estado por meio da gestão e da promoção de diversos projetos.  Mais informações podem ser encontradas no site www.jabrasil.org.br/japr

Confira a lista completa das Miniempresas premiadas e seus produtos:

(Além dos 1º, 2º, e 3º lugares, há ainda premiação por categorias)

Curitiba e região metropolitana

Campus da Indústria – PCDreams (almofada) – 1º lugar

Paranaguá – New Craft (pulseira esportiva) 2º lugar

Portão – Central de Jogos (jogo educativo) – 3º lugar

CIC – Enterprice (marcador de páginas) – Marketing

Pinhais – Keep Fone – Produção

Quatro Barras – Marcadores de Histórias (marcador de páginas) – Gestão de Pessoas

São José dos Pinhais – Pin Gente (pingente)- Gestão Financeira

Noroeste

Marechal Candido Rondon – Concept (suporte de celular) – 1º lugar

Paranavaí – Paralápis (porta lápis) – 2º lugar

Campo Mourão – Maison Vertè (escorredor de louça) – Marketing e 3º lugar

Cianorte – Starting Qualitá (palmilha massageadora) – Gestão de Pessoas

Maringá – Pratica Company (Bucha Dispenser) – Produção

Toledo – Hooking (jogo educativo) – Gestão Financeira

Norte

Apucarana – Pufftex (Puff) – 1º lugar

Rolândia – Editora Elemento (livro) – 2º lugar

Londrina – Light Jack (marcador de páginas) – 3º lugar

Arapongas – Multibox (caixinhas) – Gestão de Pessoas

Bandeirantes – CESBE (bolsa para carregar o celular) – Gestão Financeira

Cambé – Wire (case para celular) – Marketing

Santo Antonio da Platina – Feito à Mão (nicho) – Produção

Campos Gerais

Campo Largo – Bolsa Hoffmann (bolsa) – 1º lugar

Rio Negro – Sabonetes Artesanais Medicinais (sabonetes) – Marketing e 2º lugar

Ponta Grossa – All Clean (porta higiene) – 3º lugar

Guarapuava – SESECA (luminária) – Produção

São Mateus do Sul – Apollo Luminárias – Gestão Financeira

Telêmaco Borba – Moféx Brinquedos (brinquedo) – Gestão de Pessoas

Sudoeste

Dois Vizinhos – Wood Cone Aparadores (aparadores) – Marketing e 1º lugar

Capanema – Brains On (suporte para celular) – 2º lugar

União da Vitória – Schlapfer Things (suporte para celular) – 3º lugar

Francisco Beltrão0 – Winnersprize (digitable) – Gestão de Pessoas

Pato Branco – Recitalho (tapete) – Produção

Ampére – In Epiphania Domini (lixeira) – Gestão Financeira

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.