Coluna > Coluna semanal

Otimização e qualidade para a construção civil

Nos últimos anos têm sido difundidas a metodologia e as ferramentas do BIM, que são ofertadas às empresas por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST)

A tecnologia da informação está diretamente ligada à produtividade e aos serviços de qualidade. A gestão desses dados é essencial para elaborar estratégias e atingir resultados, não só para o sucesso, mas para a sustentabilidade dos negócios. Esta realidade é aplicada também na Construção Civil. Nos últimos anos, têm sido difundidas a metodologia e as ferramentas do BIM, que são ofertadas às empresas por meio do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil.

O Building Information Modelling (em português, Modelagem da Informação da Construção) chegou para provocar uma mudança completa no processo da Construção Civil. Isso porque atua desde a elaboração do projeto, passa pelo desenvolvimento de protótipos virtuais que permitem variadas simulações, e pode seguir até a necessária manutenção das obras concluídas.

O BIM permite que os empreendimentos realizados sejam otimizados sem perder a qualidade, já que o resultado é fiel ao que é idealizado, facilitando o planejamento, execução e a coordenação. Além disso, a entrega é muito mais rápida e os processos apresentam maior economia, pois o BIM integra os vários projetos numa única plataforma, possibilitando a tomada de decisões mais precisas. Com isso, reduz-se o desperdício desde a concepção da obra até a operação, aumentando a produtividade durante a execução e, consequentemente, minimizando custos.

BIM a serviço da indústria

O Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa e que atende todo o Paraná, oferece, entre outros serviços, consultorias em tecnologia BIM para o setor. As consultorias podem ser modeladas de acordo com a necessidade de cada empresa. As formas de atuação vão desde a Modelagem 3D até o auxílio para implantação da tecnologia em construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos.

O Diagnóstico Maturity Profile, por exemplo, faz o mapeamento de métodos e processos já utilizados na empresa, para então dar início ao Plano de Implantação para alcance do nível de desenvolvimento BIM desejado. O IST em Construção Civil também emite o BIM Mandate, um documento guia para padronização de desenvolvimento de modelos BIM, além de realizar o acompanhamento de todo o processo de implementação, da aplicação dos usos do BIM e do nível de desenvolvimento de acordo com Plano de Implantação, seguindo o padrão de modelagem definido no BIM Mandate.

O IST em Construção Civil também oferta o Acelera BIM, programa que tem como proposta oferecer a incorporadoras e construtoras uma primeira experiência com o processo, com valores diferenciados às associadas a Sindicatos da Indústria da Construção Civil. O programa foi concebido para desenvolver um modelo 3D por meio de um projeto piloto. Com a assessoria de uma equipe especializada, projetistas e coordenadores podem vivenciar o processo BIM e experimentar as vantagens em relação ao método tradicional.

Para saber mais, clique aqui.

About Author