Institucional > FIEP

Fiep sedia 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa

Estudo da CNI sobre gargalos econômicos da coleta de resíduos na indústria e avanços da proposta enviada ao Congresso Nacional serão destaque da programação

Os impactos fiscais e gargalos financeiros para cumprir a legislação e executar a logística reversa – reaproveitamento de materiais recicláveis em outros ciclos produtivos e destinação final ambientalmente adequada – serão um dos principais focos do 2º Seminário Paranaense de Logística Reversa.

O evento acontece dia 13 de novembro, no Campus da Indústria, em Curitiba, e é promovido pela Fiep, em parceria com o Instituto Paranaense de Reciclagem (Inpar) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMA).

Empresários, profissionais, autoridades municipais de meio ambiente, acadêmicos, educadores e gestores de universidades, ambientalistas e a comunidade em geral poderão acompanhar a ampla programação que vai das 8h30 às 17h30.

Serão seis palestras que terão como referência os Incentivos fiscais e instrumentos econômicos relacionados com a cadeia da logística reversa com especialistas da área financeira para discutir alternativas para os muitos gargalos tributários que inviabilizam ações e melhorias no segmento.

Entre os destaques da programação está a palestra de abertura, com o especialista em políticas e indústria da área de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI, Wanderley Coelho Baptista. Em sua apresentação, o executivo pretende atualizar as informações sobre o estudo feito pela entidade, que avalia os encargos fiscais, como a bitributação e outros impactos que oneram e inviabilizam a logística reversa no Brasil.

Baptista também pretende tratar da proposta do setor enviada ao Congresso Nacional, que prevê uma série de medidas e incentivos para viabilizar a reciclagem no país, importante tema ligado não só à economia, mas com forte impacto social e ambiental.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas no site da Fiep ou pelo link do evento: https://goo.gl/2S5jYd

Programação

8:30 às 9:00 Credenciamento e café de boas vindas
9:00 às 9:40 Abertura (Presidente FIEP; SEMA)
9:40 às 10:40 Propostas do setor industrial para incentivos econômicos previstos pela PNRS

Wanderley Coelho Baptista – Engenheiro químico, Especialista em Políticas e Indústria – Gerência Executiva de Meio Ambiente e Sustentabilidade da CNI

10:40 às 11:10 Intervalo Café
11:10 às 12:00 Instrumentos econômicos e logística reversa: o caso da lata para bebidas

Renault de Freitas Castro – Economista, Presidente Executivo ABRALATAS

12:00 às 12:50 Economia circular, logística fiscal e instrumentos econômicos

Fabricio Dorado Soler –  Advogado, Sócio de Felsberg Advogados

12:50 às 13:50 Intervalo para almoço
13:50 às 14:40 Ambiente, Tributos e a Necessidade do Pensamento Inovador

Rafaello Sapia Pedalino – Advogado e economista, sócio fundador do escritório ‘advocacia.co‘ e diretor do ‘Founder Institute Londrina e Maringá’

14:40 às 15:30 A Necessidade de simplificação fiscal e tributária na Logística Reversa de Eletroeletrônicos

Henrique Manoel Riani Mendes – Bioquímico, MSc em Sustentabilidade, Atua no departamento de Sustentabilidade na ABINEE

15:30 às 16:00 Intervalo Café
16:00 às 16:50 A modelagem paranaense de logística reversa: sugestões para o aprimoramento dos sistemas no Paraná

Carlos Renato Garcez do Nascimento – Advogado, administrador de empresas e MSc em Direito Ambiental

16:50 às 17:30 Encerramento

 

About Author