Selo Clima Paraná é entregue a mais 35 empresas

Certificação reconhece companhias que realizam, voluntariamente, inventários sobre suas emissões de gases de efeito estufa

Representantes das empresas que receberam o Selo Clima Paraná em 2018 (Foto: Gelson Bampi)

Com apoio da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sema) entregou a 35 empresas instaladas no Estado o Selo Clima Paraná. A certificação é um reconhecimento a companhias que realizam, voluntariamente, inventários sobre suas emissões de gases de efeito estufa e adotam medidas para reduzi-las.

Confira mais fotos da solenidade

O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, que participou da solenidade realizada no Campus da Indústria, destacou o aumento no número de participantes da inciativa. Em relação a 2017, quando 26 empresas haviam sido contempladas com o selo, o crescimento neste ano foi de 35%. “Essas empresas estão dando um exemplo de sustentabilidade. Não tenho dúvidas que esse movimento, que chegou a 35 empresas, vai crescer cada vez mais e teremos mais participantes”, disse. Ele ressaltou, ainda, que o Sistema Fiep oferece inúmeros serviços, especialmente por meio do Instituto Senai de Tecnologia em Meio ambiente e Química, para que as indústrias reduzam o impacto ambiental de suas atividades, inclusive no que se refere à emissão de gases.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Antonio Carlos Bonetti, disse que o Selo Clima Paraná possui grande relevância. “Apesar da crise econômica que atravessamos, com redução no consumo de bens e serviços e a consequente diminuição da atividade industrial, a emissão de gases do efeito estufa cresceu nos últimos dois anos, tornando iniciativas como esta ainda mais importantes”, afirmou. O secretário destaca que o governo não pode solucionar sozinho os problemas ambientais e o envolvimento da sociedade civil na luta contra as mudanças climáticas é muito importante.

Categorias

O Selo Clima Paraná é dividido em três categorias: Selo Clima Paraná, categoria “Original”, para as empresas que elaboram inventários das emissões de gases de efeito estufa e os submetem à validação da Secretaria; Selo Clima Paraná, categoria “Ouro”, para as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro; e Selo Clima Paraná, categoria “Ouro Plus”, para as empresas que submetem os Inventários de Emissões à verificação de uma terceira-parte independente, acreditada pelo Inmetro, comprovando a redução das emissões em taxa anual compatível com os compromissos assumidos pelo Brasil no Acordo Global do Clima, em Paris.

Para as empresas que recebem o Selo, o reconhecimento é visto como uma comprovação de que os esforços realizados para a redução das emissões estão no caminho certo. “Agradecemos muito esse reconhecimento. Sabemos que mais importante do que inventariar as emissões é estabelecer metas para a redução, e temos conseguido fazer isso na empresa”, afirmou a superintendente de Meio Ambiente da Copel Geração e Transmissão S.A., uma das companhias certificadas.

A diretora administrativa e financeira da Tecnotam Embalagens Industriais, Juliana Barcelos Rodrigues, disse que o Selo é importante porque reforça ainda mais o compromisso da empresa com a sustentabilidade. “Ele traz visibilidade e reconhecimento para nossas ações e, junto com outras certificações, nos dá a certeza de que estamos fazendo as coisas certas”, declarou.

Confira a relação completa das empresas contempladas com o Selo Clima Paraná em 2018:

Selo Clima Paraná
Acumuladores Super Life Ltda.
Bonetti Logística Ltda.
Concessionária Ecovia Caminho do Mar S.A.
Electrolux do Brasil S.A.
Fundição e Metalúrgica Tiger Ltda.
Gráfica e Editora Posigraf Ltda.
JBS S.A. – Unidade no Paraná
Landys+Gyr
Lightsweet Indústria e Comércio de Alimentos Ltda.
Limpa Gestão Global de Resíduos Ltda.
LP Brasil OSB Indústria e Comércio S.A.
Marini Indústria de Compensados Ltda.
OTD Brasil Logística S.A.
PUC – Campus Curitiba
Potencial Biodiesel Ltda.
Sim Estearina Indústria e Comércio Ltda.
Taborda Ambiental Brasil Ltda.
Tecnotam Embalagens Industriais Ltda.
Transportadora Nossa Sra. de Caravaggio Ltda.
Viapar Rodovias Integradas do Paraná S.A.
Vibra Agroindustrial S.A.
Volvo do Brasil Veículos Ltda.

Selo Clima Paraná Ouro
Copel Distribuição S.A.
Copel Geração e Transmissão S.A.
Copel Telecomunicações S.A.
CSN – Companhia Siderúrgica Nacional
Enaex Britanite – IBQ Indústrias Químicas S.A.
Engie Brasil Energia S.A. – Usina Hidrelétrica Salto Osório
Engie Brasil Energia S.A. – Usina Hidrelétrica Salto Santiago
Klabin S.A. – Unidade Ortigueira
Klabin S.A. – Unidade Paranaguá
Klabin S.A. – Unidade Rio Negro
Klabin S.A. – Unidade Telêmaco Borba
O Boticário – Botica Comercial Farmacêutica Ltda.
Rodonorte Concessionária De Rodovias Integradas S.A.

About Author