Coluna > Coluna semanal

Educação que transforma pela inovação

Sistema Fiep traz soluções inovadoras ao estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, aprimorar o domínio de línguas estrangeiras e aproximar o uso da tecnologia da sala de aula

Os avanços da tecnologia e as constantes mudanças nas necessidades e interesses de uma sociedade cada vez mais globalizada impulsionam e direcionam os rumos da educação em todo o mundo.

Uma pesquisa realizada com 131 mil estudantes, de 13 a 21 anos, de todos os estados do Brasil, promovida pelo Porvir/Inspirare e pela Rede Conhecimento Social/Perguntação, comprovou o interesse dos jovens por uma escola com mais participação, atividades práticas e, claro, tecnologia.

Seguindo essa tendência, o Sistema Fiep traz soluções inovadoras nos processos de ensino-aprendizagem, ao estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, aprimorar o domínio de línguas estrangeiras e aproximar o uso da tecnologia da sala de aula.

Formação técnica e segundo idioma
Em 2019, iniciam as aulas do primeiro curso técnico bilíngue do Paraná. A inciativa tem o objetivo de atender a indústria 4.0, que prevê uma demanda cada vez maior de profissionais para o desenvolvimento de softwares e tecnologia.

Com aulas em português e inglês, o curso Tech IT, ofertado pelo Senai no Paraná, forma técnicos de desenvolvimento de sistemas alinhados às necessidades do mercado, capazes de prover soluções tecnológicas ligadas à inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual, cidades inteligentes, entre outras.

Jovens que farão a diferença
Ter capacidade para elaborar soluções criativas, saber trabalhar em equipe, ter autonomia para propor e executar tarefas, estar preparado para atuar e conviver em um cenário globalizado e competitivo. No Colégio Sesi Internacional, a aquisição dessas competências inicia muito antes da entrada no mercado de trabalho.

Por meio de uma metodologia inovadora, o Colégio Sesi Internacional busca promover uma educação dinâmica e participativa, que combina o uso de equipamentos tecnológicos com Oficinas de Aprendizagem, ao mesmo tempo em que proporciona ao aluno aprender uma língua estrangeira de forma natural.

Aliado aos programas de intercâmbio, o programa de dupla certificação, realizado em parceria com instituições internacionais, além de aprimorar a proficiência em inglês, amplia as chances de o aluno garantir uma bolsa de estudo em uma universidade nos Estados Unidos e abre as portas para quem quer buscar oportunidades no exterior.

A partir de 2019, o Colégio Sesi Internacional irá expandir o ensino bilíngue também para o ensino fundamental, com turmas do 6º ao 9º ano, em Londrina, e do 8º e 9º ano, em Curitiba e Ponta Grossa. Dessa forma, os alunos ingressam mais preparados no ensino médio, já com um bom domínio de uma segunda língua.

Ensino trilíngue na fronteira
Alinhado às tendências educacionais e ao contexto regional, em 2019 Foz do Iguaçu, em parceria com a Itaipu Binacional, passará a ter um Colégio Sesi Internacional com aulas em português, inglês e espanhol. O ensino médio trilíngue proporcionará aos alunos o domínio na comunicação oral e escrita nos três idiomas. As aulas serão ministradas em um ambiente multicultural, dentro do Parque Tecnológico de Itaipu.

Para saber mais sobre as soluções em educação do Sistema Fiep, acesse sistemafiep.com.br/educacao.

About Author