Sistema Fiep promove evento para discutir segurança em instalações elétricas e prevenção de incêndios

Casos de incêndios por curto-circuito quadruplicaram nos estados da região sul nos últimos anos.

Orientar sobre o uso correto das instalações elétricas nas edificações empresariais e industriais para evitar e combater incêndios é o objetivo do conjunto de palestras técnicas que finalizarão a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho – CANPAT 2018, promovida pelo Sistema Fiep, por meio do Sesi no Paraná, no próximo dia 11 de dezembro, no Campus da Indústria, em Curitiba.

O evento Segurança em Instalações Elétricas para a Prevenção de Incêndios será ministrado por representantes do Ministério do Trabalho, Corpo de Bombeiros e por consultores especializados.  Entre os temas abordados estão a segurança contra incêndio, pânico em edificações, exigências legais, a responsabilidade na prevenção e combate a incêndios, aplicabilidade das normas regulamentadoras e causas e experiências no combate a incêndios em instalações elétricas.

Segundo dados do Anuário Estatístico Brasileiro dos Acidentes de Origem Elétrica de 2017, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), entre os anos de 2013 e 2016 houve 1.394 ocorrências de curto-circuito com incêndios no Brasil. A incidência anual mais que dobrou, passando de 200, em 2013, para 448 episódios em 2016.

O crescimento também é percebido nos estados da região sul do país, onde o número de incêndios por curto-circuito quadruplicou no mesmo período. Foram 24 ocorrências em 2013, saltando para 91 casos em 2016, com a ocorrência de nove mortes. No mesmo período, observou-se também um aumento de 24% nas mortes causadas por choques elétricos. Foram 88 casos em 2013 e 109 óbitos em 2016.

“A maioria desses incidentes ocorreram por aquecimento gerado por sobrecarga do sistema elétrico ou curto-circuito e estão, muitas vezes, relacionados ao descumprimento da NR-10 e da NR-23, que garantem as condições mínimas para a segurança e a saúde dos trabalhadores”, enfatiza Juliana Cipriani, coordenadora de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná.

Confira a programação:

09h00 – Incêndios: Principais Ocorrências, Causas e Experiências

Palestrante: Capitão Alexis Iverson Martins – Corpo de Bombeiros do Paraná

09h55 –  Instalações Elétricas na Prática e a NR-10

Palestrante: Professor Gil Fabio de Souza – Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho – Professor da PUC Paraná – Consultor Especializado

10h55 – Perguntas

11h25 – Apresentação Plataforma SESI VIVA +

12h – Intervalo para almoço

14h00 – A Segurança Contra Incêndio e Pânico em Edificações, Exigências Legais

Palestrante: Major QOBM Ivan Ricardo Fernandes – Corpo de Bombeiros do Paraná

14h50 – A Responsabilidade na Prevenção e Combate a Incêndios

Palestrante: Marcelo Zabotti de Oliveira – Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho e Consultor Especializado

15h35 – Objetivo da Prevenção e Combate a Incêndios – NR23 – Sob a Ótica da Fiscalização do Trabalho

Palestrante – Elias Martins – Auditor Fiscal do Trabalho – da Superintendência Regional do Trabalho no Paraná – Ministério do Trabalho

16h45 – Encerramento e Certificados

Serviço

Segurança em Instalações Elétricas para a Prevenção de Incêndios

Data: 11/12

Horário: 9h às 16h30

Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep – Auditório Caio Amaral | Avenida Comendador Franco, 1341- Curitiba – PR