Com Unidades Móveis, Senai leva educação profissional para indústrias de todo o Paraná

Programa Senai Onde Você Está atende indústrias de todos os portes e segmentos. Cursos têm carga horária entre 40 e 160 horas.

A falta de tempo e a dificuldade de acesso a cursos de qualidade fazem com que muitas pessoas deixem de se profissionalizar. Para auxiliar estes trabalhadores e, por consequência, empregadores que precisam qualificar seus colaboradores, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, oferta o programa Senai Onde Você Está, que leva educação profissional de qualidade para aonde for necessário por meio das unidades móveis.

Verdadeiras salas de aula itinerantes, as unidades móveis são carretas totalmente equipadas, customizadas com mobiliário e equipamentos apropriados a cada curso e podem ser instaladas em qualquer indústria, independentemente do seu porte ou segmento. “Realizamos atendimento em todo o Paraná, sem a necessidade de construir uma unidade fixa do Senai. Dessa forma, atingimos um número maior de pessoas e oferecemos a elas a possibilidade de fazer uma capacitação profissional de qualidade, com mobilidade e flexibilidade para a indústria e os trabalhadores crescerem”, explica Waldemir Amaro, gerente de Ações Móveis do Sistema Fiep.

São mais de cem opções de cursos nas áreas de Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Confecção, Informática, Instalações Elétricas, Manutenção Mecânica, Manutenção de Motocicletas, Panificação e Confeitaria, Refrigeração, Soldagem e Usinagem. A carga horária dos cursos varia de 40 a 160 horas e as aulas acontecem, geralmente, no período da manhã e da tarde. Os interessados em contratar o serviço ou receber mais informações podem acessar o site www.senaipr.com.br/acoesmoveis

Senai onde você está

Nos últimos dois anos o Senai no Paraná aumentou o número de Unidades Móveis, passando de 10 para 34. Apenas nesse período, mais de cem municípios e cerca de sete mil alunos foram atendidos. De acordo com Amaro, a previsão para 2019 é de que 15 mil trabalhadores sejam capacitados pelas Unidades Móveis do Senai. “Esperamos aumentar o número de pessoas atendidas e continuar levando uma educação de qualidade para todo o Paraná. Em 2020, pretendemos disponibilizar até 50 unidades”, ressalta.

Em Prudentópolis, localizada na região centro-sul do Paraná, mais de 150 pessoas foram qualificadas nas Unidades Móveis do Senai. A Prefeitura da cidade contratou diversos cursos, nas áreas de confecção, panificação, mecânica automotiva leve, instalações elétricas, automação e refrigeração. “A carga horária desses cursos foi entre 120 e 240 horas. Nosso objetivo foi ampliar as oportunidades dos cidadãos, por meio da qualificação profissional, que é um diferencial decisivo no mercado de trabalho”, explica João Bini, secretário da Indústria e Comércio de Prudentópolis.

Além de atender prefeituras, entidades de classe e cooperativas, também é possível que indústrias e empresas de qualquer porte ou segmento contratem as Unidades Móveis. É o caso das empresas Braslumber e Braspine, que ficam em Telêmaco Borba e Jaguariaíva. Em novembro deste ano, os colaboradores fizeram o curso de Pneumática e Hidráulica, que teve duração de 40 horas. “Valeu muito a pena ter contratado o serviço e pretendemos fazer isso novamente. O mais interessante é que a unidade móvel tem o espaço de treinamento e, dessa forma, é possível unir teoria e prática. É atrativo e os nossos colaboradores gostaram bastante”, afirma Luciane Martins de Souza, coordenadora de treinamento da Braslumber e Braspine.

Conheça as unidades móveis disponíveis

Unidade Móvel de Automação Industrial

Unidade Móvel de Automotiva

Unidade Móvel de Celulose e Papel

Unidade Móvel de Confecção

Unidade Móvel de Espaço Confinado e Trabalho em Altura

Unidade Móvel de Informática

Unidade Móvel de Instalações Elétrica

Unidade Móvel de Manutenção Mecânica

Unidade Móvel de Manutenção de Motocicletas

Unidade Móvel de Panificação

Unidade Móvel de Refrigeração

Unidade Móvel de Soldagem

Unidade Móvel de Usinagem CNC

Mais informações acesse senaipr.com.br/acoesmoveis

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.