Paranaenses são selecionados para a maior competição de educação profissional do mundo

Em 2019, três estudantes do Senai no Paraná vão para Kazan, na Rússia, participar da etapa mundial da WorldSkills

Confiante, entusiasmado e esperançoso. É assim que Lucas Constancio Lenzi descreve suas emoções. Com apenas 19 anos, o jovem, que mora em Londrina, no Paraná, foi um dos selecionados para participar da maior competição de educação profissional do mundo, a WorldSkills. Em agosto de 2019, ele e mais dois alunos do Senai no Paraná representarão o estado em Kazan, na Rússia. “Essa competição está sendo a melhor experiência que já tive. Minha vida mudou completamente. Estou me sentindo realizado por ter vencido a etapa nacional e agora estou ansioso para conhecer outro país, novas pessoas e, claro, vencer a etapa mundial”, afirma.

A WorldSkills é uma competição que ocorre a cada dois anos. No evento, os melhores alunos do mundo disputam medalhas em modalidades que correspondem às profissões técnicas da indústria e do setor de serviços. Neste ano, 30 estudantes do Senai no Paraná foram campeões estaduais. Destes, 28 já participaram da etapa nacional, que ocorreu entre junho e agosto, e outros 2 disputarão a vaga em março de 2019. Com isso, o estado já garantiu o melhor resultado da história, ficando em segundo lugar no ranking Brasil. Agora, os primeiros colocados na etapa nacional, de cada profissão tecnológica, seguem para a disputa na Rússia. “As habilidades profissionais desenvolvidas durante os treinamentos são um grande passo em direção a uma carreira de sucesso no mercado de trabalho e na vida. Esses jovens dedicados e talentosos são um estímulo para todos aqueles que desejam ser vencedores”, ressalta Marcos Pires, delegado Técnico da equipe paranaense.

Para Edson Campagnolo, presidente do Sistema Fiep, todos os alunos participantes são vencedores. “Parabenizo a todos por terem chegado até aqui. Competições como essa fazem com que o nível profissional dos participantes melhore e, consequentemente, a indústria brasileira seja beneficiada”, comenta. Segundo Eduardo Felipe Benvegnir, de Cascavel, a WorldSkills é uma das conquistas mais importantes da sua vida. “Agradeço ao Senai, que foi a porta de entrada para a minha participação na competição. Estou confiante e darei o meu melhor na Rússia” afirma.

Resultados 2018

Para comemorar a participação dos trinta estudantes paranaenses e a classificação dos três alunos que vão para o mundial, o Sistema Fiep promoveu uma celebração de resultados, que contou com a presença de José Antônio Fares, superintendente do Sesi e IEL no Paraná e diretor regional do Senai. “Eu sou fã de todos vocês. Estou feliz e orgulhoso em ver que conseguimos melhorar nossa colocação na competição, que vocês estão lutando por uma vida melhor e que estão valorizando a marca do Senai. Muito obrigado”, disse.

No evento, competidores e professores receberam certificado e troféu de participação, e assistiram a uma palestra com dicas sobre carreira, ministrada pelo gerente executivo de desenvolvimento e negócios do Sistema Fiep, Adeildo Feliciano do Nascimento Filho.

CLIQUE AQUI e confira todas as fotos da Celebração de Resultados

Confira os paranaenses selecionados para o WorldSkills 2019 na Rússia:

Eduardo Felipe Benvegnir (Cascavel) – Modalidade Tecnologia Automotiva

Lucas Constancio Lenzi (Londrina) – Modalidade Redes de Cabeamento Estruturado

Isabele de Lara da Silva (Londrina) – Modalidade Tecnologia da Moda

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.