Chega ao fim mais uma etapa do Projeto Gestão Sustentável para Competitividade

Sistema Fiep entrega certificados a micro e pequenas empresas que participaram em 2018

Por meio da assinatura de um termo de adesão entre Sesi no Paraná, Departamento Nacional do Sesi e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Projeto Gestão Sustentável para Competitividade das Micro e Pequenas Empresas (MPE’s) teve início em 2011 com o objetivo de melhorar o desempenho e aumentar a capacidade competitiva das empresas de micro e pequeno porte, por meio de consultorias capazes de ajudar os empresários a executarem ações que melhoram a eficiência do negócio.

“Mapeando as mais diferentes áreas de uma empresa, o Sistema Fiep consegue ajuda-las a traçar metas e estratégias para atingir o desenvolvimento sustentável, aumentando sua produtividade e competitividade”, afirma o superintendente do Sesi e do IEL e diretor do Senai no Paraná, José Antonio Fares.

 Na primeira edição, em 2012, 60 empresas paranaenses do Sinduscon Curitiba, Sinvespar Francisco Beltrão, Sivale Apucarana, Sindivest Maringá e Sindemcap Curitiba participaram do projeto. Já a segunda edição, desenvolvida a partir de setembro de 2016, reuniu os representantes de 42 MPE’s do Sinpacel Curitiba, Sinfor Curitiba, SindMadMov Francisco Beltrão e Sigep Curitiba, que recebem os certificados em fevereiro de 2018.

A terceira etapa do projeto teve início em setembro de 2017 com conclusão em novembro de 2018. 42 MPE’s participaram desta fase, indicadas pelos sindicatos Sindimetal – Sudoeste, Sindimetal – Maringá e Sindivest.

Olcimar Tramontini, presidente do Sindimetal Sudoeste

No Sindimetal Sudoeste, foram 15 indústrias participantes. Para Olcimar Tramontini, presidente do sindicato, “o Projeto de Gestão Sustentável para a Competitividade das Micro e Pequenas Empresas é crucial para mudarmos a estatística de que a maioria delas fecha no primeiro ano”. ” Desenvolvendo áreas como relacionamento com o cliente, tecnologia e inovação, gestão, segurança e saúde no trabalho e meio ambiente, entre outras, o projeto fornece o conhecimento-base para que possam se desenvolver, tornando-as sustentáveis e competitivas.”

O diagnóstico é composto por 32 indicadores e cada sindicato prioriza os mais relevantes para os seus setores. Os consultores do Sesi no Paraná os ajudam a elaborar planos de ação com propostas de melhorias. Uma nova fase já teve início em setembro de 2018. Com termino previsto para janeio de 2020, envolvendo 40 empresas do Sipcep Curitiba, Sindipan Londrina e Sinduscon Londrina.

Serviço:

Entrega de certificados de participação no Projeto Gestão Sustentável para a Competitividade das Micro e Pequenas Empresas

Dia 22 de janeiro de 2019

Das 9h às 11h

Auditório II da Escola de Gestão – Campus da Indústria do Sistema Fiep

 

About Author