Editorias Fiep > Negócios e desenvolvimento

Comércio exterior cresce no Brasil e empresas de vários portes podem investir neste mercado

Evento gratuito realizado em Curitiba no dia 26 de fevereiro discutirá a atuação e o papel da Receita Federal no apoio ao comércio exterior. Empresários de todo Paraná podem participar por streaming

No terceiro trimestre de 2018, o comércio exterior brasileiro teve a maior taxa de crescimento entre o grupo dos 20 países mais industrializados do mundo (G-20). Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), a expansão do Brasil foi de 5,5%.

Para Reinaldo Tockus, gerente executivo de Assuntos Internacionais do Sistema Fiep, esses índices são promissores, portanto o mercado internacional não está restrito apenas a grandes empresas, sendo também uma oportunidade de investimento para empreendimentos de pequeno e médio porte. “Com bons produtos, há a possibilidade de abertura de fronteiras para a internacionalização e  venda de mercadorias fora do Brasil, independentemente do tamanho da empresa” afirma.

Para falar sobre o papel fundamental que Receita Federal tem nas transações internacionais e em suas variadas formas de apoio ao comércio exterior brasileiro, o Sistema Fiep, por meio do Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN PR), em parceria com Receita Federal e Sescap, promove o evento “Capacitação Empresarial – Workshop Receita Federal”, que ocorrerá no dia 26 de fevereiro, das 13h30 às 17h30, no Campus da Indústria, em Curitiba. Pessoas de todo o Paraná podem participar do evento, que será transmitido ao vivo para todo o estado. As inscrições, tanto para participação presencial quanto para streaming, são gratuitas e devem ser feitas AQUI.

O workshop abordará temas como habilitação de importadores e exportadores, atendimento nos procedimentos aduaneiros e obrigações não tributárias no Despacho Aduaneiro. “Existem diversos mecanismos e processos para empresas de todos os portes que queiram investir no comércio exterior e o evento irá explorá-los”, comenta Reinaldo. “Além disso, a internacionalização é importante não só para o momento de levar seus produtos para o exterior, mas também para manter seu modelo de negócio atualizado em relação ao que acontece no mercado global”, conclui.

Serviço:

Capacitação Empresarial | Workshop Receita Federal
Data: 26/02
Horário: das 13h30 às 17h30
Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep
Av. Comendador Franco (Av. das Torres), 1341
Inscrições*: http://www.fiepr.org.br/cinpr/EventAgenda27033content391031.shtml
*No ato da inscrição informe se deseja participar presencialmente ou à distância via transmissão online.

SOBRE O SISTEMA FIEP
O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

 

About Author