Editorias Fiep > Estágio

Boa performance no estágio pode ser início de uma grande carreira

O Sistema Fiep, por meio do IEL no Paraná, auxilia as indústrias a descobrirem talentos e os estudantes a iniciarem suas carreiras. Em 2018, mais de 2500 vagas de estágio foram oferecidas pelo IEL

Um estágio pode ser a porta de entrada para uma carreira de sucesso. De acordo com a pesquisa da consultoria global Hay Group, a chance de um estagiário ser contratado por bom desempenho antes do término do contrato, é de 86%. Em janeiro deste ano, o Sistema Fiep, por meio do IEL no Paraná, ofereceu mais de 150 vagas de estágio, entre ensino médio, cursos técnicos e ensino superior. As áreas com maior número de vaga são engenharias e administração. “O estágio é uma oportunidade para confirmar se a área escolhida é realmente o que o estudante deseja seguir como carreira, e o início do ano é uma ótima época para estudantes enviarem currículos para vagas de estágio”, afirma Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep.

Para cadastrar o currículo no banco de dados do IEL no Paraná basta acessar o site www.ielpr.com.br. Todas as vagas abertas de acordo com o perfil cadastrado são enviadas diretamente para o e-mail do usuário interessado, facilitando a aplicação. Vanessa explica que além de administrar os registros e documentos do estagiário, o IEL no Paraná, também tem papel importante ao auxiliar as indústrias a descobrirem talentos. “O IEL no Paraná procura estimular que as empresas proporcionem aos estudantes a vivência do dia a dia e os desafios do mercado de trabalho, mas sem esquecer que este é um momento de aprendizado e crescimento para o estagiário”, completa.

Ronaldo de Moura é a prova de que uma boa vaga de estágio pode gerar muitas oportunidades de crescimento. Ronaldo é Analista de Recursos Humanos da Brose do Brazil, e iniciou sua jornada como estagiário na empresa. Com o apoio do IEL no Paraná, que atuou como administrador da vaga, e com mentoria dos seus instrutores, que o ajudaram no desenvolvimento, o profissional construiu uma carreira de sucesso na Brose, e chegou ao setor de recursos humanos como o responsável pelo gerenciamento de processos de seleção de novos candidatos na empresa. Sua experiência positiva refletiu no programa de estágio da Brose, que já foi eleita oito vezes como a melhor prática de estágio na categoria empresa de grande porte, no Prêmio IEL de Estágio.

O IEL

O Instituto Euvaldo Lodi – IEL, faz parte do Sistema Fiep e atua há 49 anos como parte fundamental da relação entre universitários, indústria, instituições de ensino e centros de pesquisa. Só em 2018, o IEL ofertou mais de 2.500 vagas e administrou cerca de 3.600 contratos de estágio, incluindo vagas para estudantes do ensino médio, técnico e ensino superior. São mais de mil convênios com instituições de ensino, além de programas de desenvolvimento de talentos e orientação de carreira.

About Author