Sistema Fiep e secretaria da Agricultura discutem parcerias para fortalecer agroindústria

Presidente da entidade, Edson Campagnolo, foi recebido pelo secretário Norberto Ortigara nesta segunda-feira (11)

Ortigara e Campagnolo, durante reunião na Secretaria da Agricultura (Foto: Gelson Bampi)

Seguindo no processo de aproximação com diferentes áreas da administração pública estadual, o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, reuniu-se nesta segunda-feira (11) com o secretário da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara. Eles discutiram possibilidades de parcerias que podem contribuir para que o Paraná aprimore ainda mais sua agroindústria, agregando valor à produção do campo e gerando mais renda.

“A indústria está presente na vida do campo, seja fornecendo insumos ou máquinas que levam tecnologia à produção agropecuária, seja transformando aquilo que é produzido antes que chegue ao consumidor. Por isso, é importante discutirmos possibilidades de atuação conjunta”, disse Campagnolo. “O Sistema Fiep possui ativos que podem contribuir nesse processo, seja na capacitação de profissionais quanto no auxílio às agroindústrias para que se tornem mais competitivas”, acrescentou. Entre os exemplos, citou o trabalho do Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Refrigeração, com sede em Toledo, que presta consultorias para empresas do setor.

Para Ortigara, a integração entre a secretaria e o Sistema Fiep pode ser importante para fortalecer ainda mais o agronegócio paranaense. “Temos uma grande capacidade de produzir coisas no ambiente rural e que tem, via de regra, um processo vertical na agroindústria, num jogo de ganha-ganha. Examinamos as nossas possibilidades, nossos desafios de potenciais não explorados que temos no Paraná e que precisamos olhar com atenção, desenhar políticas de atração de investimento e de incentivos para que cada vez mais processemos a nossa produção primária e agreguemos valor”, disse o secretário. “Foi bastante produtiva essa aproximação e a gente espera manter uma relação muito próxima, visando de fato estabelecer pontos de agenda convergentes que nos levem a fazer intervenções qualificadas nesse ambiente”, completou.

Planejamento – Ainda nesta segunda-feira, técnicos do Sistema Fiep se reuniram também com o secretário de Estado do Planejamento e Projetos Estruturantes, Valdemar Bernardo Jorge. No encontro, foi apontada a necessidade de o poder público e o setor produtivo se unirem em torno de projetos prioritários que possam melhorar especialmente a infraestrutura do Paraná.

About Author